Disciplina Curricular
Biogeografia Biog
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Compreender os principais factores (físicos e humanos) que estão na base da distribuição das plantas e dos animais da Terra. • Caracterizar as principais formações vegetais do Mundo com especial incidência sobre as formações vegetais de Portugal. • Identificar os principais factores de ameaça à biodiversidade e analisar a política europeia e portuguesa em matéria de conservação da natureza Competências: • Ser capaz de identificar as principais formações vegetais de Portugal, a sua distribuição e a relação com os factores físicos e antrópicos. • Ser capaz de identificar as principais causas da ameaça à biodiversidade e os principais problemas ambientais do mundo. • Ser capaz de demonstrar a importância da preservação e conservação do património natural como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável. • Identificar e caracterizar as principais áreas protegidas de Portugal.
Programa
1. FACTORES DE DISTRIBUIÇÃO DAS BIOCENOSES, NO ESPAÇO E NO TEMPO 2. OS TERRITÓRIOS BIOGEOGRÁFICOS DO MUNDO DA EUROPA E DE PORTUGAL. 3. O GRANDES BIOMAS MUNDIAIS 3.1. Floresta tropical sempreverde ou pluvissilva. 3.2. floresta tropical caducifólia. 3.3. Savana. 3.4. Deserto. 3.5. Floresta subtropical latifólia sempreverde ou laurissilva. 3.6. Floresta mediterrânica esclerófila sempreverde. 3.7. Floresta temperada caducifólia. 3.8. Ecossistema de pradaria. 3.9. Floresta sub-boreal sempreverde ou taïga. 3.10. Ecossistema de tundra. 3.11. Ecossistemas litorais. 4. BIOGEOGRAFIA, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (A política europeia e Portuguesa em matéria de conservação da natureza).
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas baseiam-se em esquemas, tabelas e especialmente mapas e imagens recorrendo a meios audiovisuais incluindo apresentações PowerPoint. As apresentações de PowerPoint terão como base, em muitos dos ecossistemas, o trabalho de campo efetuado pelo professor da UC em muitos dos Biomas apresentados, principalmente da América do Sul e em África. Avaliação Normal: Teste final Período de avaliações (60%); Trabalho prático – Final da disciplina (35 %); Assiduidade e participação (5 %) Estudantes trabalhadores: Teste final Período de avaliações (60%); Trabalho prático – Final da disciplina (40 %) UC passível de realizar em "Época Recurso" cujo acesso só é possível a estudantes "reprovados" na época normal (mínimo de 50% da ponderação dos elementos de avaliação) ou com estatuto especial (Ver regulamento em https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)