Disciplina Curricular
Geografia Política GPol
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 405_Grupo Op Perfil GH_Condicionadas_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos - Compreender a expressão geográfica das relações de poder e o papel do espaço na definição e transformação dessas relações. - Debater as relações entre o estado e a sociedade, a sua evolução e perspectivas futuras. - Interpretar e discutir os processos e resultados eleitorais. - Perceber a política e as políticas a diferentes escalas geográficas. - Adquirir uma noção de geopolítica e perceber o que são espaços de tensão e conflito, atualmente e no passado. Competências - Análise, discussão crítica e aplicação dos conceitos fundamentais da Geografia Política - Interpretação e problematização de desafios e problemas de geografia política a partir de casos concretos - Comunicação das aprendizagens
Programa
1. ESPAÇO E PODER. Conflito e negociação. Territórios e fronteiras. Geografia Política e Geopolítica. 2. DEMOCRACIA E CIDADANIA. Participação e representação às escalas nacional e subnacional. Partidos políticos e movimentos sociais. Eleições. 3. FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO.Estado e sociedade. Evolução das formas e funções dos estados. Globalização e desafios ao Estado-nação moderno. 4. GOVERNANÇA GLOBAL – principais atores e estratégias. Geoeconomia, Geoestratégia e Geografia da Guerra e da Paz. Identificação de Espaços de Tensão e Conflito.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas, com apresentações interativas de conteúdos e sessões aplicadas com debates e exploração de temas/questões. AVALIAÇÃO Regime Normal: - Trab.grupo I (2/3 alunos) Debate com dois grupos a argumentar sobre o mesmo problema, partindo de posições opostas (+1 pg resumo): 15% - Trab. grupo II (2/3 alunos) - Plano de trabalho e métodos de recolha de informação (4 pgs máx.): 10% - Relatório e apresentação oral (12 pgs max): 30% - Teste: 35% - Presença nas aulas, participação e progresso na aprendizagem: 10% Regime Especial: - Teste escrito final+Prova Oral (35%+35%) e Trab. individual (30%) UC passível de realizar em “Época de Recurso”. O acesso a esta só é possível a alunos que tenham “reprovado” na época normal, i.e. que perfaçam o mínimo de 50% do total da ponderação dos elementos de avaliação ou com estatuto especial, segundo os critérios definidos no RG de Aval. Pedagógica do 1º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)