Disciplina Curricular
Geografia do Comércio e do Consumo GCCon
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 405_Grupo Op Perfil GH_Condicionadas_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Usar corretamente os conceitos chave da geografia do comércio e do consumo - Descrever as principais mudanças das paisagens comerciais e dos processos que lhes estão subjacentes. - Avaliar o potencial do comércio e do consumo na regeneração dos centros urbanos de cidades médias - Desenvolver o pensamento crítico através da resolução de problemas ligados ao consumo e às atividades comerciais. - Recolher, organizar e sintetizar informação sobre as mudanças do comércio e o papel do consumo na produção e vivência da cidade contemporânea - Desenvolver argumentos lógicos sobre as relações entre o comércio, o consumo e a cidade - Comunicar com eficácia pensamentos e ideias sobre o comércio, o consumo e a cidade - Cooperar com os colegas na resolução de problemas e na tomada de decisões. - Analisar problemas mediante a identificação de questões, a inventariação de hipóteses, a avaliação do potencial e limitações das soluções e a opção pela(s) mais adequada(s).
Programa
A Geografia do Comércio e do Consumo constitui uma iniciação à abordagem das questões do comércio e do consumo em contexto urbano. Através da metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP), a análise de estudos de caso e a leitura ativa de textos de referência, os alunos são convocados a desenvolverem o conhecimento e o pensamento crítico sobre a evolução das relações do comércio com a cidade e o papel do consumo na produção e vivência da cidade contemporânea, assim como fazer inferências sobre a aplicabilidade destes ao planeamento, gestão e governança da cidade, nomeadamente, através da conceção e desenvolvimento de pequenos projetos de regeneração urbana.
Métodos de ensino e avaliação
A Unidade Curricular está concebida para funcionar integralmente em regime de Problem-based Learning (PBL). Os estudantes são convidados a resolver três problemas de acordo com a metodologia "The Maastricht Seven Jump, que combina o trabalho de equipa ( na sala de aula) com o estudo autónomo (fora da sala de aula). Na operacionalização do processo de ensino-aprendizagem recorre-se de forma sistemática ao uso de ambientes híbridos de aprendizagem (figitalização) e a plataformas colaborativas de aprendizagem (google-docs, google apresentações...). A avaliação na unidade curricular é constituída pelos seguintes elementos: Regime normal: - Resolução de 3 problemas: 60% - 4 Testes (30 minutos cada): 40% Regime especial: - 1 Teste final: 50% - 1 Trabalho prático com apresentação oral: 50% UC passível de realizar em “Época de recurso”, segundo os critérios definidos no RGAP do 1º Ciclo.