Disciplina Curricular

Riscos e Vulnerabilidades do Território RVT

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil de Geografia Física > Optativas > 402_Grupo Op Perfil GF_Condicionadas_5º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Compreensão da extensão e do impacto das catástrofes a diferentes escalas de análise e entendimento da evolução dos paradigmas e conceitos associados. - Compreensão do modelo conceptual do risco. - Aprendizagem dos métodos de avaliação da perigosidade e da vulnerabilidade. - Aprendizagem do enquadramento legislativos dos riscos e das práticas de avaliação no ordenamento do território. Competências: - Compreender a evolução dos paradigmas e dos conceitos associados à análise de catástrofes. - Compreender os elementos que constituem o modelo conceptual do risco e os métodos utilizados para a sua avaliação. - Identificar fenómenos, processos e acções geradoras de situações de risco à escala municipal e nacional. - Identificar a posição dos riscos no quadro legislativo e na prática do ordenamento do território.

Programa

1. Catástrofes naturais, ambientais e tecnológicas: Extensão e Impacto. A evolução dos paradigmas, dos conceitos e das abordagens analíticas. 2. O Modelo Conceptual do Risco: Os perigos e a perigosidade, a exposição, a vulnerabilidade, a resiliência e a capacidade de adaptação. Os métodos de avaliação da perigosidade e da vulnerabilidade. 3. A tipologia dos riscos: riscos naturais, riscos tecnológicos e riscos ambientais (ou mistos). 4. A integração dos conceitos: Análise, Avaliação e Gestão do Risco. 5. Os riscos no Quadro legislativo: As orientações internacionais; A evolução das políticas na União Europeia. Os riscos nas políticas de Proteção Civil e de Ordenamento do Território em Portugal – políticas reativas e políticas preventivas. 6. Os riscos na prática do Ordenamento do Território: Os riscos no PNPOT e nos PROT. A cartografia municipal de risco nos PDM e PME. Perigos e Riscos nos Planos de Adaptação às Alterações Climáticas.

Métodos de ensino e avaliação

A UC contempla ensino teórico, prático e orientação tutorial. As aulas teóricas são essencialmente expositivas, com discussão com os alunos, utilizando meios audiovisuais. As aulas práticas decorrem em salas de SIG. Os alunos desenvolvem um trabalho prático, em grupos de 3 a 4 elementos. Este trabalho implica a modelação em SIG, com orientação e supervisão dos docentes. Cada grupo avalia a suscetibilidade a 2 perigos, com relevância para o ordenamento do território e planeamento de emergência. Avaliação (regimes regular e especial): Teste teórico-prático - 60% Trabalho prático de grupo (3-4 elementos) 2 partes (15% + 15%); Apresentação oral - 10% UC passível de realizar em “Época de Recurso”. O acesso a esta Época só é possível a estudantes que tenham “reprovado” na época normal, i.e. que perfaçam o mínimo de 50% do total da ponderação dos elementos de avaliação ou com estatuto especial, segundo os critérios definidos no Regulamento Geral de Avaliação Pedagógica do 1º Ciclo

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre