Disciplina Curricular
Geografia Física do Quaternário GFQua
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 402_Grupo Op Perfil GF_Condicionadas_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecimento Teórico: Desenvolver um entendimento sólido sobre o Quaternário, incluindo sua cronologia, importância e história da investigação. 2. Análise de Indicadores: Identificar e interpretar evidências geomorfológicas, sedimentológicas e biológicas usadas na reconstrução paleoambiental. 3. Técnicas de Datação: Conhecer as principais técnicas de datação para estudar os ambientes do Quaternário. 4. História Ambiental: Explorar as mudanças climáticas, os períodos glaciários e interglaciários, as variações no nível do mar, biomas, solos e faunas do Quaternário, bem como o vulcanismo e tectónica. 5. Evolução Humana: Compreender a relação entre a evolução humana e as mudanças ambientais no Quaternário. 6. Antropoceno: Analisar o conceito de Antropoceno e sua relevância nos estudos geográficos atuais. 7. Aplicação Prática: Conhecer práticas de investigação nas ciências do Quaternário, incluindo trabalho de campo e de laboratório, análise de dados e interpretação de resultados.
Programa
1. O Período Quaternário: introdução 2. A reconstrução de paleoambientes: evidências geomorfológicas 3. A reconstrução de paleoambientes: evidências sedimentológicas 4. A reconstrução de paleoambientes: evidências biológicas 5. As técnicas de datação 6. História dos ambientes da Terra no Quaternário 7. O Antropoceno
Métodos de ensino e avaliação
O curso incluirá uma componente teórica baseado em aulas expositivas, acompanhada por discussões baseadas em revisões de artigos de referência feitas pelos estudantes. Haverá uma excursão à Serra da Estrela onde teoria e prática serão realizadas em conjunto. Os grupos de estudantes prepararão o trabalho de campo ao longo do semestre e complementarão as análises de gabinete com exercícios focados na reconstrução paleoambiental e que serão conduzidos no campo. A avaliação será baseada em: - Dois testes teórico práticos - Individual (25% + 25%) - Apresentação oral de artigo científico - Grupo (20%) - Relatório do estágio de campo - Grupo (20%) - Participação nas discussões nas aulas - Individual (10%)