Disciplina Curricular

International Migration and Integration in Europe IMaIE

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Introduzir os conceitos básicos e teorias que permitam analisar a mobilidade da população e da inserção dos migrantes; 2. Situar as migrações e as políticas migratórias na Europa no contexto mundial; 3. Demonstrar a crescente diversidade de fluxos migratórios, incluindo a feminização de migração e os desafios e oportunidades relacionados, 4. Conhecer a diversidade de respostas institucionais, nos estados membros da UE, para gerir as migrações internacionais (governança multinível); 5. Compreender diferentes modelos de integração e experiências de incorporação em vários domínios (por exemplo, no mercado de trabalho, habitação, etc.) 6. Demonstrar a relevância da análise transnacional, multinível (micro para macro) e multi-escalar (local para global) em estudos de migração.

Programa

1. Quadro conceptual de referência e principais fontes de informação 2. Migrações internacionais na Europa: fases de evolução e tipos de imigrantes 3. Teorias da migração: Uma abordagem multidisciplinar 4. Políticas migratórias e regimes de mobilidade na União Europeia: Securitização e controle versus livre circulação 5. Modelos de integração, a gestão de diversidade (género, raça, etnicidade e classe) e governança multinível 6. Integração no mercado de trabalho e integração socio-espacial na cidade 7. Transnacionalismo e Diáspora

Métodos de ensino e avaliação

A UC divide-se em aulas teóricas e aulas práticas. As primeiras têm uma componente mais expositiva por parte do docente, mas em que também se apela à reflexão crítica dos alunos, ao passo que as segundas adotam métodos participativos incluindo trabalho em grupo, a análise de textos, e recolha e tratamento de informação qualitativa e quantitativa. Alunos em Regime Ordinário: EV1. 1 teste escrito (50%); EV2. 1 trabalho de grupo produzido com base em referências bibliográficas definidas pelas professoras (30%); EV3. 1 apresentação e elaboração de exercícios nas aulas práticas (20%). Alunos em Regime Especial: EV1. 1 teste (50%); EV2. 1 ensaio escrito produzido individualmente com base em referências bibliográficas definidas pelas professoras (50%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre