Disciplina Curricular
Geografia da População GdP
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Apreender e aplicar os conceitos e instrumentos fundamentais da demografia de forma adequada. - Conhecer as principais fontes de informação, métodos de análise e formas de representação dos fenómenos demográficos. - Conhecer a estrutura e as dinâmicas da população no mundo, na Europa e em Portugal. - Compreender o efeito das relações de género na dinâmica de transformação das estruturas demográficas e familiares, no tempo e no espaço. - Compreender as consequências das dinâmicas demográficas em curso na organização da sociedade e no território. - Identificar e compreender os principais desafios demográficos do futuro. - Saber utilizar os diversos métodos de análise populacional ajustados à realidade concreta dos espaços geográficos. - Avaliar criticamente as interações entre processos de transformação social e ambiental e a forma como se relacionam com a dinâmica populacional e as migrações, no espaço e ao longo do tempo. - Desenvolver juízos de valor sobre políticas demográficas.
Programa
1. Geografia da População: i) objeto e relevância. A perspetiva geográfica nos estudos sobre população. ii) Evolução do pensamento geográfico e problemática da população; iii) Métodos e fontes de informação. 2. Evolução histórica da população mundial e cenários de evolução futura: o mundo, a Europa e Portugal. 3. Teorias da transição demográfica, transição epidemiológica e transição da mobilidade 4. Padrões de distribuição geográfica da população em diferentes escalas. Estruturas de povoamento e urbanização. 5. Natalidade e fecundidade. 6. Género e família: uma perspetiva geográfica 7. Óbitos e esperança de vida. 8. Vidas através do espaço: mobilidade e migrações em diferentes escalas geográficas e regiões do mundo. 9. Os grandes desafios da evolução demográfica no século XXI: envelhecimento demográfico, novas formas de organização familiar, diversidade da população. 10. Políticas demográficas e ordenamento do território
Métodos de ensino e avaliação
Aulas expositivas e participativas, com recurso a imagens (fotografias, gráficos, mapas e esquemas) e vídeos. Análise crítica de textos. Resolução de exercícios e elaboração de um trabalho em grupo, escrito e apresentação e discussão oral. Utilização da plataforma Moodle como interface na consulta de sumários das aulas, documentação de apoio e fórum. A avaliação de conhecimentos é, tanto quanto possível, centrada no aluno. Inclui elementos diversos e procura dar feedback contínuo ao longo do processo de aprendizagem. A) Regime de Avaliação Ordinário • Teste final (a realizar no período de avaliações) - 50% • Trabalho de grupo (relatório escrito) - 30% • Apresentação oral do trabalho de grupo, assiduidade, participação nas atividades propostas nas aulas e progresso na aprendizagem – 20% B) Regime de Avaliação Especial • Teste final (a realizar no período de avaliações) - 50% • Trabalho individual – 50%