Disciplina Curricular
Ecossistemas Litorais EL
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 402_Grupo Op Perfil GF_Condicionadas_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Identificar os ecossistemas litorais de Portugal pelas suas características geomorfológicas e ecológicas. Avaliar o interesse para proteção e conservação dos habitats litorais, identificar os principais fatores de ameaça e ser capaz de desenvolver e utilizar índices de vulnerabilidade. Desenvolver a capacidade de integração de conhecimentos entre a Geografia Física (formas de relevo, clima, ondulação, dinâmica das formas, etc.) e a Geografia Humana (turismo, agricultura e silvicultura, as atividades económicas relacionadas com a erosão e recuo da linha de costa, etc.). Competências: Ser capaz de estabelecer uma tipologia de habitats litorais com base nas suas características geomorfológicas, pedológicas e ecológicas. Ser capaz de mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para, de forma integrada, compreender a dinâmica dos ecossistemas litorais. Capacidade de trabalhar com os vários instrumentos de planeamento, ordenamento e gestão do território.
Programa
1 - Definição de litoral. 2 - Tipologia dos ecossistemas litorais e critérios de delimitação. 3 - Biogeografia do litoral português. 4 - Os ecossistemas de praia, os ecossistemas dunares, os ecossistemas de arriba e os ecossistemas anfíbios das plataformas de maré (sapais). • características geomorfológicas e ecológicas. • principais ameaças e estratégias de conservação. 7 - A vulnerabilidade dos ecossistemas litorais e o seu valor para conservação 8 - Os habitats e as espécies litorais na rede natura 2000 • Os tipos de habitats litorais prioritários e não prioritários • Determinação do grau de conservação das espécies e dos habitats da Diretiva 9 - Os sítios da rede natura 2000 e outras áreas protegidas no litoral • Os vários tipos de áreas protegidas no litoral (enquadramento legal e valores naturais que justificam a sua classificação). • As áreas protegidas no litoral: serviços ecossistémicos, exploração económica; usos atuais e potenciais; impactes.
Métodos de ensino e avaliação
Todos os elementos de avaliação são classificados de 0 a 20 valores. Teste final Período de avaliações - 60% Trabalho prático (máximo 4 alunos) – Final da disciplina - 35 % Assiduidade e participação - 5 % Regime especial: Teste final Período de avaliações - 60% Trabalho prático (individual) – Final da disciplina - 40 % UC passível de realizar em “Época de Recurso”. O acesso a esta Época só é possível a estudantes que tenham “reprovado” na época normal, i.e. que perfaçam o mínimo de 50% do total da ponderação dos elementos de avaliação ou com estatuto especial, segundo o Regulamento Geral de Avaliação Pedagógica do 1º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)