Disciplina Curricular

A Europa nos Sistemas Mundiais AEnSM

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: – Interpretar o processo de globalização/mundialização, à luz de diferentes contributos científicos e teorias. – Explicar o modo como a evolução da Europa traduziu o processo de globalização/mundialização e qual o contributo da teoria do sistema-mundo na sua explicação. – Identificar e interpretar o posicionamento e as atuais interações da Europa com outras macrorregiões em termos políticos, económicos, financeiros inerentes a condições de governança internacional e global. Competências: – Utilizar diversas fontes bibliográficas e documentais, combinando informação qualitativa e quantitativa, para interpretar os elementos de estudo para o cumprimento dos objetivos. – Articular as diversas escalas geográficas na interpretação dos fenómenos e dos processos, assim como as interseccionalidades ligadas ao género e à “raça”. – Analisar criticamente os impactes da globalização no reposicionamento da Europa e das suas regiões no contexto mundial, em diferentes aspetos.

Programa

1. A globalização / mundialização e os sistemas mundiais. 1.1 Teorias e interpretações (economia, sociedade e o estado nação) 1.2 Movimentos de justiça global (desigualdades de género e “raça”, alterações climáticas) 2. A sistema-mundo como contextos evolutivos da Europa: uma abordagem de história económica 3. A Europa do século XXI no quadro da globalização / mundialização: Situação e desafios geoeconómicos internacionais 4. A posição geopolítica entre as macrorregiões do mundo; 5. A problemática dos movimentos populacionais e da segurança; 6. A participação nos processos de cooperação internacional.

Métodos de ensino e avaliação

A UC divide-se em aulas teóricas e aulas práticas. As primeiras têm uma componente mais expositiva por parte do docente, mas em que também se apela à reflexão crítica dos alunos, ao passo que as segundas consistem na análise de textos, e recolha e tratamento de informação qualitativa e quantitativa. Alunos em Regime Ordinário: 1) Teste final – 45%; 2) Trabalho prático de grupo (2 ou 3 pessoas) com apresentação oral – 35%; 3) Apreciação do progresso individual, com base em pequenos exercícios nas aulas – 20%. Alunos em Regime Especial: 1) Teste final – 60%; 2) Trabalho individual com apresentação oral – 40%.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre