Disciplina Curricular

Sistemas e Instrumentos de Planeamento SIP

Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)

Contextos

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos: ● Articular conceitos e princípios relativos ao planeamento, desenvolvimento e território; ● Identificar os diversos sistemas de planeamento e de gestão territorial, e os factores que influenciam as suas variações; ● Compreender a evolução do planeamento regional e urbano na Europa; ● Conhecer os diplomas fundamentais (quadro legal e regulamentar nacional) relativos ao ordenamento do território e do urbanismo; ● Recolher e tratar informação de carácter estratégico, técnico e científico relevante para o apoio à elaboração de instrumentos de planeamento territorial Competências: ● Aquisição de conceitos, princípios, objectivos e capacidade de interpretação das dinâmicas de transformação espacial; ● Análise de problemas do planeamento e ordenamento do território e a reflexão crítica sobre possíveis causas e consequências; ● Discussão de diferentes pontos de vista e espírito de cooperação com outros domínios

Programa

1. INTRODUÇÃO E CONCEITOS 1.1. Da necessidade do ordenamento do território. Distinção entre planeamento, ordenamento e desenvolvimento no que diz respeito a objectivos, instrumentos. 1.2. Do planeamento territorial normativo ao participativo e as novas realidades e desafios. As etapas do planeamento – A importância do diagnóstico na análise do sistema territorial. Importância da SWOT. 1.3. Sistema de povoamento e sistema urbano. Monocentrismo e policentrismo. Os vários tipos de redes e a construção do policentrismo. 1.4. As cidades médias no sistema urbano. Definição, papel e importância 2. ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO EUROPEU 2.1. Da Carta de Torremolinos ao EDEC; Do EDEC ao ESPON; 2.2. Coesão territorial, económica, social e a sustentabilidade; 2.3. O sistema urbano europeu - O conceito de FUA. Tipologias 3. O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NACIONAL 3.1. Evolução do sistema urbano nacional. 3.2. Os instrumentos à escala nacional; à escala regional; à escala municipal. 4. CASO DE ESTUDO - O PROT – estrutura, indicadores, estratégia. Escalas de análise e construção de indicadores em ambiente SIG.

Métodos de ensino e avaliação

R. Normal. T1 20% + T2 45% + TP Grupo (Apres. 15% nota individual+ trabalho Escrito 20% nota grupo) R. Especial: T2 65% + TP Individual do total do subsistema - 35% ( Apres. 20% + Relat. Escrito 15%) Notas adicionais: 1 – A frequência do regime normal, obriga à presença mínima de 75% das aulas prática. O não cumprimento dessa condição implica a passagem ao R. especial. 2. Será realizada uma prova adicional nos casos em que qualquer um dos elementos de avaliação seja inferior a 8,5 val. e a média final seja superior a 9,5 val. Para o cálculo da Nota Final considera-se a nota obtida na prova adicional.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre