Disciplina Curricular
Análise Espacial e SIG AES
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Humana > Optativas > 3º Ano > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Física > Optativas > 3º Ano > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 408_Grupo Op Perfil CSIG_Condicionadas_5º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais; - Desenvolver metodologias de análise espacial; - Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas. Competências: - Adquirir a capacidade para manipular e integrar dados espaciais. - Compreender os conceitos inerentes à análise espacial e à modelação em ambiente SIG. - Desenvolver competências de modelação de dados. - Compreender os princípios dos algoritmos em que se baseiam os operadores de análise espacial. - Implementar análises espaciais em ambiente SIG.
Programa
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE ESPACIAL 1.1. Tipos de funcionalidades analíticas em SIG 1.2. Dados para análise espacial: tipos, propriedades e operações de preparação 1.3. Modelação cartográfica 2. RELAÇÃO QUANTITATIVA ENTRE DADOS GEOGRÁFICOS 2.1. Inquirição e sobreposição espacial: operadores aritméticos, lógicos e relacionais; funções condicionais 2.2. Relações espaciais: grau de associação entre variáveis (quantitativas e qualitativas); probabilidades espaciais a priori e condicionada; regressão linear em SIG. 3. ANÁLISE MULTICRITÉRIO (AMC) 3.1. Análise booleana e a análise ponderada de fatores 3.2. Métodos de ponderação e de escalonamento de fatores 3.3. Integração espacial: Combinação Linear Ponderada; Processo Analítico Hierárquico 4. OPERAÇÕES DE VIZINHANÇA E DE CONECTIVIDADE 4.1. Operações de vizinhança (ou proximidade): características gerais; processos em estruturas de dados vetoriais e matriciais; iteração em operações de vizinhança. 4.2. Operações de conectividade: tipos e características; conectividade em estruturas de dados vetoriais e matriciais; superfícies isotrópicas e anisotrópicas; variáveis de fricção; distâncias-custo e caminhos ótimos.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação, em regime normal, é constituída pelos 4 elementos seguintes: - 2 trabalhos práticos de grupo (25 % e 30 % da nota final); - um teste teórico-prático individual, de consulta livre (40 %); - avaliação pessoal por parte do docente (5 %), baseada em critérios de assiduidade, participação e desempenho nas aulas, e de progressão ao longo da disciplina. A avaliação, em regime especial, é constituída por um trabalho prático individual (50% da nota final) e um teste teórico-prático individual, de consulta livre (50%).