Disciplina Curricular

Análise Regional e Urbana ARUrb

Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)

Contextos

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Humana > Optativas > 3º Ano > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Física > Optativas > 3º Ano > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Humana > Optativas > 3º Ano > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Física > Optativas > 3º Ano > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos, metodologias e técnicas de análise adequado à compreensão dos sistemas regionais e urbanos. A natureza complexa e diversificada destes apela à necessidade de promover uma visão sistémica integradora, que permita a identificação e caracterização dos elementos que os constituem e das interacções que entre eles se estabelecem. Competências: Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de modelar e simular os comportamentos parciais e globais dos sistemas territoriais. Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de avaliar as consequências das intervenções no território.

Programa

1. – Introdução 1.1 Conceitos. Análise, teoria e experiência 1.2 Descrição. Análise de dados. Modelos. Tipo de modelos 1.3 Os sistemas regionais e urbanos 1.3.1 Sistemas. Noção geral 1.3.2 Sistemas espaciais: regiões e cidade 1.3.3 O funcionamento e a gestão dos sistemas regionais e urbanos 1.4 O Planeamento Regional e Urbano 2. - Os modelos em geral 2.1 Enquadramento, objectivos e método 2.2 Modelos clássicos de localização 2.3 Modelos demográficos 2.4 Modelos de interacção espacial 2.4.1 Teoria geral 2.4.2 Os modelos gravíticos 2.4.3 A noção de potencial 3. - A Análise dos Sistemas Regionais 3.1 Os elementos fundamentais 3.2 Indicadores regionais 3.3 Medição do desenvolvimento económico e das disparidades inter e intra-regionais 3.3.1 Índices de desenvolvimento e de desigualdades regionais 3.3.2 Análise de alteração proporcional 3.3.3 Indicadores de problemas regionais 3.4 Modelização das economias regionais 3.4.1 Multiplicadores de rendimento 3.4.2 Multiplicadores de base económica 3.5 Modelo entradas/saídas. Multiplicadores 4. - A Análise dos Sistemas de Transportes 4.1 Os elementos fundamentais 4.2 Relações entre o sistema de transportes e a organização económica regional e urbana 4.3 Caracterização da lógica dos transportes urbanos, suburbanos e interurbanos 4.4 Análise de redes 4.5 Optimização. Programação linear 4.6 Modelo sequencial de transportes 5.- A Análise dos Sistemas Urbanos 5.1 Os elementos e princípios fundamentais 5.2 Caracterização da rede urbana 5.3 Modelos urbanos 5.3.1 Generalidades 5.3.2 Modelo de Lowry 5.3.3 Desenvolvimentos posteriores

Métodos de ensino e avaliação

Regime normal - Teste teórico-prático (individual) – 55% - Conjunto de trabalhos práticos (grupo) – 40% - Apreciação individual – 5% Regime especial - Teste teórico-prático (individual) – 55% - Trabalho prático com discussão (individual) – 45%

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre