Disciplina Curricular
Deteção Remota Aplicada à Climatologia DRACli
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Conhecer os princípios físicos da deteção remota, os métodos e as técnicas mais utilizados em DR; desenvolver conhecimentos técnicos e científicos comuns à deteção remota e à climatologia; aprofundar o conhecimento de temas diversos em climatologia e a várias escalas de análise a partir de imagens de satélite. Aprender a utilizar uma câmara térmica portátil. Competências: Reconhecer as potencialidades e limitações decorrentes da utilização de imagens obtidas por sensores remotos; desenvolver projectos usando software de modelação espacial; utilizar e integrar dados climáticos e de satélite; fazer o tratamento automático das imagens e aplicar algoritmos para a obtenção de parâmetros climáticos e ambientais; saber integrar a informação obtida em sistemas de informação geográfica.
Programa
1. O ESTUDO DOS CLIMAS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO 1.1 Introdução à Deteção Remota (DR): definições, conceitos e princípios físicos. 1.2 Resoluções temporais, radiométricas e espaciais das imagens. 1.3 Das observações globais à microclimatologia com DR: exemplos de aplicação a várias escalas de análise. 2. SISTEMAS DE D.R., AQUISIÇÃO DE DADOS E TÉCNICAS ANÁLISE. 2.1 Características das principais plataformas e sensores com aplicações à climatologia. 2.2 Técnicas de trabalho em DR (da observação à modelação). 2.3 Introdução ao Infravermelho térmico. 2.4 Princípios do radar meteorológico. 2.5 Princípios da nefanálise. 3. TRATAMENTO E MODELAÇÃO DE DADOS 3.1 Observação de imagens e melhoramento de contraste. 3.2 Princípios de calibrações radiométricas e correções atmosféricas. 3.3 Classificações e índices de vegetação e biomassa. 3.4 Introdução aos algoritmos para a obtenção de variáveis físicas (albedo, emissividades e temperaturas de superfície (LST). 4. ESTUDOS DE CASOS E APLICAÇÕES 4.1 O efeito das plumas de fumo de incêndios florestais na saúde humana. 4.2 Consequência das tempestades de areia na saúde e na agricultura. 4.3 As Local Climate Zones para a avaliação dos climas urbanos e as alterações climáticas em cidades. 4.4 As Ilhas de calor das superfícies urbanas. 4.5 O trabalho experimental com uma câmara térmica portátil.
Métodos de ensino e avaliação
Regime de Avaliação Normal - 1 apresentação oral (25%); 2 trabalhos práticos (2 x 25% final); 1 teste teórico-prático (25 %).