Disciplina Curricular
Geografia Económica GEco
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Demonstrar a individualidade da Geografia Económica relativamente à Economia. • Mobilizar os conceitos-chave e as perspetivas teóricas da geografia económica. • Identificar os principais agentes económicos e o seu papel nas dinâmicas de transformação da economia global. • Discutir os processos de reorganização espacial das atividades económicas em diferentes escalas territoriais. • Conhecer as dinâmicas económicas de diferentes setores de atividade e os processos de transformação socioeconómica em curso em distintas regiões do mundo. • Conhecer os principais indicadores macroeconómicos e de desenvolvimento regional e local. Competências: • Aplicar os conceitos fundamentais da Geografia Económica em diferentes situações • Identificar e interpretar os processos que geram as dinâmicas territoriais das atividades económicas a partir de exemplos concretos. • Problematizar a relevância territorial dos principais agentes da economia com base em estudos de caso. • Identificar e interpretar os processos de segmentação dos mercados de trabalho e os seus efeitos na desigualdade de género, raça e etnia, em diferentes escalas territoriais. • Discutir as causas do diferente crescimento da economia e o desenvolvimento territorial a partir de dados socioeconómicos.
Programa
Esta unidade curricular aborda a organização espacial das atividades económicas, no contexto da economia global. O programa compreende, ainda, uma componente de métodos e técnicas de análise económica e do desenvolvimento territorial, que inclui a construção de alguns indicadores macroeconómicos e de desenvolvimento regional e local. 1.Geografia Económica: objeto, conceitos e perspetivas teóricas. 2.Processo histórico de formação da economia-mundo. 3.Teorias de localização e organização espacial das atividades económicas: agricultura, indústria e serviços. 4.Ciclos económicos, inovação tecnológica, difusão de inovações e reorganização da divisão territorial do trabalho. 5.Empresas multinacionais como agentes da globalização: estratégias organizativas e espaciais. 6.Globalização, migrações, género e desigualdade 7.Globalização, desenvolvimento e desigualdades sócio-espaciais: regiões e cidades ganhadoras e perdedoras.
Métodos de ensino e avaliação
A) Regime normal • 2 testes, valendo o primeiro 20% e o segundo 45%. Incidem sobre todas as aprendizagens das aulas teóricas e práticas efetuadas até às respetivas datas. • 1 trabalho prático de grupo (20%) • Exercícios efetuados durante as aulas práticas, incluindo discussão de textos e, eventualmente, pequeno relatório de visita de estudo, sendo todos os elementos reunidos num portfolio a entregar no fim das aulas. Estes elementos, junto com auto e heteroavaliação, assim como o registo da assiduidade e da participação, significam 15% da avaliação total. B) Regime de Avaliação Especial (a passagem ao regime especial tem de ser comunicada por escrito ao docente coordenador dentro do prazo definido pelo Conselho Pedagógico) 1. Entrevista (20%) 2. Teste global (60%) 3. Trabalho prático individual (20%) Em todos os casos, para efeitos de aproveitamento, a média da componente teórica (obtida pela ponderação conjunta dos dois testes) não poderá ser inferior a 8 (oito) valores.