Disciplina Curricular
Introdução à Geografia Humana IGH
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Reconhecer a diversidade do planeta e suas implicações para a vida humana. - Compreender as relações entre sociedade e espaço, nomeadamente classe, género, raça e outras divisões socioespaciais. - Apreender o valor da perspetiva geográfica no estudo das dinâmicas demográficas, económicas e políticas às escalas global, nacional e local. - Discutir os fatores e as formas de organização espacial. - Refletir sobre o exercício do poder político sobre o território. - Desenvolver o espírito crítico de interpretação e análise espacial em Geografia Humana. Competências: - Apreender e aplicar os conceitos fundamentais da Geografia e usar a terminologia geográfica de forma adequada. - Combinar as dimensões espaço-tempo na interpretação dos fenómenos e processos geográficos. - Compreender a articulação das diversas escalas na interpretação dos fenómenos e processos espaciais. - Discutir os principais aspetos das mudanças geográficas contemporâneas de regiões e cidades. - Usar fontes estatísticas, documentais e cartográficas para o conhecimento do território.
Programa
1.Introdução O que estuda a Geografia Humana História (breve) do pensamento geográfico no contexto das ciências 2.Globalização e espaço Mudança global: do mundo pré-moderno à globalização contemporânea Globalização e desigualdades do desenvolvimento 3.Urbanização e sistemas urbanos Processo de urbanização Sistemas urbanos e escalas nacional e global Megacidades e cidades periféricas 4. População, recursos e desenvolvimento (in)sustentável Geografias e dinâmicas da população: envelhecimento, migração, saúde e bem-estar Crescimento e crise ambiental: mudança climática, recursos e energia, sustentabilidade 5.Cultura e espaço Cultura e identidade: género, idade, classe e etnicidade Cultura, lugar e paisagem 6.Poder e território: sistema internacional, estado e cidadania Território e territorialidade Nacionalismos, Estado-nação Identidade, poder e cidadania
Métodos de ensino e avaliação
Regime Normal - teste escrito final (70%), 2 trabalhos de grupo/participação na aula prática (15%+15%). Se a média final for positiva e a média da componente teórica inferior a 9,5 val. deverá realizar um exame oral cuja nota deverá ser positiva para ser aprovada/o. Regime Especial - teste escrito final (60%), 1 trabalho prático individual + discussão oral (40%) (a presença na prova oral é obrigatória para atribuição de nota na componente prática).