Disciplina Curricular

Ambiente e Biodiversidade AB

Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Transmissão de conhecimento sobre a biodiversidade em Portugal e a importância da sua conservação e Gestão - Compreensão da política de conservação da natureza e biodiversidade na União Europeia e em Portugal. - Transmissão de conhecimentos sobre a Rede Natura 2000 e os seus impactos no território Competências: - Utilizar bases de dados disponíveis para as espécies de animais e vegetais, habitats e áreas protegidas sobre os estados membros da União Europeia. - Capacidade de identificação dos habitats da Rede Natura 2000 em Portugal. - Identificar o valor para conservação dos habitats da Rede Natura 2000 - Utilização de métodos estatísticos para determinar o valor para conservação de uma comunidade vegetal.

Programa

1. Perda, degradação e fragmentação dos habitats e redução da biodiversidade (os habitats continentais fragmentados). Consequências da fragmentação dos habitats na diminuição da diversidade genética e na sobrevivência das espécies. A importância da criação de áreas protegidas. 2. A política de conservação na União Europeia e em Portugal. Os principais eventos internacionais, e forma como estes se reflectem na União Europeia e em Portugal. 3. O projecto Corine biótopos CORINE Biotopes Sites database. Legislação relativa a este projecto e os sítios que, em Portugal, foram criados com base nele. O Corine como “background” para a Agência Europeia do Ambiente iniciar os trabalhos que terminam na “Rede Natura 2000” 4. A Base de dados EUNIS A importância da base de dados EUNIS (European Nature Information System) na aquisição de informação sobre espécies de animais e vegetais, habitats e sítios dos estados membros da União Europeia. 5. A Rede Natura 2000 A História e os objectivos. Os Anexos da Directiva 92/43/CEE. A Directiva Aves e as Zonas de Protecção Especial (ZPE). A Directiva Habitats, e as Zonas Especiais de Conservação (ZEC), 6. O Plano Sectorial da Rede Natura 2000 e as relações com outros instrumentos de gestão territorial. 7. As áreas protegidas de Portugal Continental Áreas de interesse nacional e interesse regional. Áreas privadas Estatutos de natureza comunitária e de natureza internacional

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação Normal Teste final Período de avaliações - 55% Trabalho prático (máximo 4 alunos) – Final da disciplina - 40 % Assiduidade e participação - 5 % Estudantes trabalhadores Teste final Período de avaliações - 55% Trabalho prático (individual) – Final da disciplina - 45 %

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre