Disciplina Curricular
Geografia do Comércio e do Consumo GCCon
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Usar corretamente os conceitos chave da geografia do comércio e do consumo - Descrever as principais mudanças das paisagens comerciais e dos processos que lhes estão subjacentes. - Avaliar o potencial do comércio e do consumo na regeneração dos centros urbanos - Desenvolver o pensamento crítico através da resolução de problemas ligados ao consumo e às atividades comerciais. - Recolher, organizar e sintetizar informação sobre as mudanças do comércio e o papel do consumo na produção e vivência da cidade contemporânea - Desenvolver argumentos lógicos sobre as relações entre o comércio e a cidade - Comunicar com eficácia pensamentos e ideias sobre o comércio, o consumo e a cidade - Cooperar com os colegas na resolução de problemas e na tomada de decisões. - Analisar problemas mediante a identificação de questões, a inventariação de hipóteses, a avaliação do potencial e limitações das soluções e a opção pela(s) mais adequada(s).
Programa
A Geografia do Comércio e do Consumo constitui uma iniciação à abordagem das questões do comércio e do consumo em contexto urbano. Através da metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP), a análise de estudos de caso e a leitura ativa de textos de referência, os alunos são convocados a desenvolverem o conhecimento e o pensamento crítico sobre a evolução das relações do comércio com a cidade e o papel do consumo na produção e vivência da cidade contemporânea, assim como fazer inferências sobre a aplicabilidade destes ao planeamento, gestão e governança da cidade, nomeadamente, através da conceção e desenvolvimento de pequenos projetos de regeneração urbana.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação na unidade curricular é constituída pelos seguintes elementos: Regime normal: - Resolução de 3 problemas: 60% - 4 Testes (30 minutos cada): 40% Regime especial: - 1 Teste final: 50% - 1 Trabalho prático com apresentação oral: 50%