Disciplina Curricular
Biogeografia Biog
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Compreender os principais factores (físicos e humanos) que estão na base da distribuição das plantas e dos animais da Terra. • Caracterizar as principais formações vegetais do Mundo com especial incidência sobre as formações vegetais de Portugal. • Identificar os principais factores de ameaça à biodiversidade e analisar a política europeia e portuguesa em matéria de conservação da natureza Competências: • Ser capaz de identificar as principais formações vegetais de Portugal, a sua distribuição e a relação com os factores físicos e antrópicos. • Ser capaz de identificar as principais causas da ameaça à biodiversidade e os principais problemas ambientais do mundo. • Ser capaz de demonstrar a importância da preservação e conservação do património natural como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável. • Identificar e caracterizar as principais áreas protegidas de Portugal.
Programa
1. FACTORES DE DISTRIBUIÇÃO DAS BIOCENOSES, NO ESPAÇO E NO TEMPO 2. OS TERRITÓRIOS BIOGEOGRÁFICOS DO MUNDO DA EUROPA E DE PORTUGAL. 3. O GRANDES BIOMAS MUNDIAIS 3.1. Floresta tropical sempreverde ou pluvissilva. 3.2. floresta tropical caducifólia. 3.3. Savana. 3.4. Deserto. 3.5. Floresta subtropical latifólia sempreverde ou laurissilva. 3.6. Floresta mediterrânica esclerófila sempreverde. 3.7. Floresta temperada caducifólia. 3.8. Ecossistema de pradaria. 3.9. Floresta sub-boreal sempreverde ou taïga. 3.10. Ecossistema de tundra. 3.11. Ecossistemas litorais. 4. BIOGEOGRAFIA, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (A política europeia e Portuguesa em matéria de conservação da natureza).
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação Normal: Teste final Período de avaliações (55%); Trabalho prático – Final da disciplina (40 %); Assiduidade e participação (5 %) Estudantes trabalhadores: Teste final Período de avaliações (55%); Trabalho prático – Final da disciplina (45 %)