Disciplina Curricular
Análise Multivariada da Informação Geográfica AMIGeo
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: - aprender a utilizar, em contextos geográficos distintos, algumas das técnicas mais comuns de análise multivariada de dados; - saber em que condições se deve utilizar a análise multivariada de dados; - compreender os aspectos teóricos fundamentais e os procedimentos de utilização dos métodos de análise multivariada de dados; - ter a capacidade de executar as análises multivariada de dados; - saber interpretar os resultados, avaliando criticamente a aplicação dos métodos analíticos, enquanto instrumentos de compreensão das realidades e dos processos geográficos. Competências: - avaliar a aplicabilidade das técnicas multivariadas a situações concretas em Geografia - aplicar adequadamente as técnicas de análise multivariada, interpretando os resultados de forma crítica.
Programa
1. Conceitos Básicos e de Enquadramento 1.1. Conceitos 1.1.1. A investigação científica em geral 1.1.2. A investigação científica em Geografia: Método Indutivo e Dedutivo. O âmbito da análise: A abordagem extensiva. 1.1.3. A natureza da informação geográfica: Matrizes de dados. O cubo de Cattell 2. Introdução à Álgebra Matricial 3. Introdução à Análise Multidimensional de Dados 4. Análise Factorial 4.1. Introdução: Objectivos, e Utilização 4.2. Tipos de Análise Factorial 4.2.1. Análise em Componentes Principais 4.2.2. Análise Factorial propriamente dita 4.3. Marchas analíticas 5. Modelos de Regressão 5.1. Regressão Linear Múltipla 5.1.1. O modelo de Regressão Linear Múltipla 5.1.2. Coeficientes de correlação e determinação múltipla 5.1.3. Coeficientes de regressão (bês e betas) 5.1.4. Tipos de regressão múltipla: simultânea e passo a passo 5.2. Regressão Logística 6. Classificação Numérica 6.1. Apresentação do problema 6.2. Medidas de semelhança e de distância 6.3. Estratégias de agrupamento
Métodos de ensino e avaliação
Alunos em Regime Geral: A avaliação final resultará da avaliação dos trabalhos elaborados ao longo do semestre de acordo com a seguinte ponderação: • um trabalho prático de grupo (com um máximo de 3 alunos), com uma primeira parte individual realizada no PC da sala de aula e uma segunda de aplicação das técnicas estudadas a dados reais. A componente feita em grupo deve ser entregue na plataforma moodle (15% + 20% da Avaliação Final); • dois testes presenciais, um no meio do semestre e outro no final do semestre (25% +35% da Avaliação Final); • apreciação pessoal individual dos docentes (5% da Avaliação Final). No caso da média ponderada final ser superior a 9,5 valores mas a média ponderada dos dois testes presenciais for inferior a 8,5 valores, o aluno terá de realizar um novo teste sobre toda a matéria lecionada. Após isto, a avaliação final resultará da média aritmética simples desse teste com o resultado da avaliação regular (50% + 50%). Alunos em Regime de Avaliação Especial: A avaliação final resultará da avaliação dos trabalhos elaborados ao longo do semestre de acordo com a seguinte ponderação: • um trabalho prático individual com uma primeira parte individual realizada no PC da sala de aula e uma segunda de aplicação das técnicas estudadas a dados reais, a entregar em papel ao docente (15% + 25% da Avaliação Final); • dois testes presenciais, um no meio do semestre e outro no final do semestre (25% +35% da Avaliação Final); No caso da média ponderada final ser superior a 9,5 valores mas a média ponderada dos dois testes presenciais for inferior a 8,5 valores, o aluno terá de realizar um novo teste sobre toda a matéria lecionada. Após isto, a avaliação final resultará da média aritmética simples desse teste com o resultado da avaliação regular (50% + 50%).