Disciplina Curricular
Geografia Social e Cultural GSCul
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Compreender as relações entre a organização social e espacial a diferentes escalas - Identificar e perceber as formas de organização social e as suas expressões territoriais - Compreender a relação entre mobilidade social e mobilidade territorial - Perceber as expressões territoriais da exclusão social e da pobreza - Discutir os diferentes significados de cultura e a sua ligação aos conceitos de lugar, comunidade e paisagem - Debater o papel da cultura na globalização Competências: - Discussão e aplicação dos conceitos fundamentais da Geografia Social e Cultural e uso adequado da terminologia geográfica - Articulação de diferentes escalas geográficas e temporais na interpretação dos fenómenos e processos sociais e culturais - Seleção de indicadores e interpretação de resultados de análises estatísticas - Problematização de situações a partir de casos concretos - Colaboração e cooperação - trabalho em equipa - Pensamento crítico e atitude criativa - Compreensão e respeito pela diversidade social e cultural
Programa
- Espaço e sociedade. De que modo as sociedades configuram os espaços, a diferentes escalas, e de que modo a geografia condiciona as relações sociais? - Diferença e desigualdade sócio-espacial. A expressão territorial dos grupos e das relações sociais. O envelhecimento. Os jovens. As relações de género. A etnicidade. Inclusão e coesão social e espacial. A segregação sócio-espacial. - Mobilidade social e geográfica. Estratificação Social: classes sociais e outras formas de hierarquização. Educação e mobilidade. Migrações, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Migrações e integração social. - O sentido dos lugares: território, identidade e cultura. Natureza e cultura. A memória e o ‘espírito’ dos lugares. Paisagens simbólicas. - Noção de cultura. Globalização, Mercadorização e massificação da cultura. A cultura como meio de comunicação entre povos. Cultura, conflito, contestação e resistência. - Desporto, identidade e globalização.
Métodos de ensino e avaliação
Regime normal - 1º Teste escrito (25%) - 2º Teste escrito (35%) - Trabalho de grupo (30%) - Participação nas aulas e exercícios individuais e em grupo das aulas práticas (10%) Regime Especial de Avaliação - Teste escrito final (70%) e Trabalho individual (30%)