Disciplina Curricular

Geografia Humana de Portugal GHP

Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)

Contextos

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Discutir a posição, originalidade, unidade e diversidade de Portugal - Problematizar as dinâmicas socioterritoriais e os processos de estruturação do território - Identificar e valorizar os recursos do território - Identificar as principais oportunidades e ameaças ao desenvolvimento sustentável do país - Desenvolver métodos e técnicas do trabalho de campo Competências: - Utilizar diferentes fontes documentais e cartográficas para o conhecimento do território - Mobilizar saberes de várias disciplinas para o desenvolvimento de uma perspetiva integrada do território - Realizar trabalho de grupo sobre temáticas específicas, valorizando um enquadramento multiescalar - Realizar diagnósticos prospetivos sobre o estado do território - Discutir estratégias de desenvolvimento territorial

Programa

1. A construção regional portuguesa 1.1. A Reconquista e a construção norte-sul do território português 1.2. A evolução regional portuguesa 1.3. As divisões político-administrativas atuais 1.4. Os instrumentos de desenvolvimento regional 2. Dinâmicas de ocupação e de desenvolvimento do território 2.1. Tendências demográficas: evolução da população, estrutura etária, migrações e assimetrias espaciais 2.2. Escolaridade e atividades profissionais 2.3. Infra-estruturação do território: transportes e equipamentos coletivos 2.4. Emprego e especialização económica territorial 3.Estruturação, coesão e competitividade do território 3.1. Sistemas urbanos, áreas metropolitanas e interação territorial 3.2. Sustentabilidade e desafios das áreas rurais 3.3. Transformações territoriais no contexto da Europa e do mundo

Métodos de ensino e avaliação

Metodologias de Ensino: Há aulas de discussão mais teórica ou mais prática, para além de tempos letivos de tutoria. Nas primeiras aulas, serão explorados diferentes conteúdos e perspetivas sobre a realidade geográfica portuguesa e o seu enquadramento internacional. As aulas de cariz mais prático visam apoiar: i) as aprendizagens sobre o território português, em geral; ii) a elaboração do trabalho de grupo. Haverá uma visita de estudo, se a situação de saúde pública o permitir. Os alunos serão mobilizados para a sua auto e heteroavaliação, cujos resultados serão valorizados. Elementos de avaliação: i) Dois testes sumativos = 55% (25%+30%) ii) Um Trabalho de Grupo = 35% iii) Assiduidade e participação nas atividades escolares = 10%. Os alunos com Regime Especial realizarão um trabalho individual (35%) e os testes valerão, respetivamente, 25% e 40%. Para efeitos de aproveitamento, a média ponderada dos dois testes não poderá ser inferior a 8,5 valores.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre