Disciplina Curricular
International Migration and Integration in Europe IMaIE
Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)
Contextos
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: 1. Introduzir os conceitos básicos e teorias que permitam analisar a mobilidade da população e da inserção dos migrantes; 2. Situar as migrações e as políticas migratórias na Europa no contexto mundial; 3. Demonstrar a crescente diversidade de fluxos migratórios, incluindo a feminização de migração e os desafios e oportunidades relacionados; 4. Conhecer a diversidade de respostas institucionais, nos estados membros da UE, para gerir as migrações internacionais (governança multinível); 5. Compreender diferentes modelos de integração e experiências de incorporação em vários domínios (por exemplo, no mercado de trabalho, habitação, etc.); 6. Demonstrar a relevância da análise transnacional, multi-nível (micro para macro) e multi-escalar (local para global) em estudos de migração. Competências: 1. Perceber, analisar e discutir as teorias e políticas sobre imigração e integração compreendendo o seu impacto social e político. 2. Recolher dados estatísticos de várias escalas geográficas, articulando-os com as interseccionalidades ligadas ao género, “raça”, etnicidade e classe. 3. Interpretar dados estatísticos, identificar as principais tendências migratórios de e para a Europa. 4. Refletir criticamente sobre a literatura académica recente sobre migração e diversidade na Europa. 5. Melhorar as capacidades de escrita / comunicação em inglês
Programa
1. Quadro conceptual de referência e principais fontes de informação 2. Migrações internacionais na Europa: fases de evolução e tipos de imigrantes 3. Teorias da migração: Uma abordagem multidisciplinar 4. Políticas migratórias e regimes de mobilidade na União Europeia: Securitização e controle versus livre circulação 5. Modelos de integração, a gestão de diversidade (género, raça, etnicidade e classe) e governança multinível 6. Integração no mercado de trabalho e integração socio-espacial na cidade 7. Transnacionalismo e Diáspora
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação tem três elementos: EV1. 1 teste escrito (50%); EV2. 1 trabalho de grupo produzido com base em referências bibliográficas definidas pela professora (30%); EV3. 1 apresentação e participação nas aulas (20%). Estudantes em regime de avaliação especial: EV1. 1 teste (50%); EV2. 1 ensaio escrito produzido individualmente com base em referências bibliográficas definidas pela professora (50%).