Disciplina Curricular

Geography of Sustainable Development GSD

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: 1. Conhecer a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável. 2. Compreender a natureza dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 3. Adquirir conhecimento relevante acerca dos princípios do desenvolvimento sustentável em termos de equidade social, a sustentabilidade ambiental e necessidades económicas, numa abordagem geográfica. 4. Mobilizar as questões do desenvolvimento sustentável em projetos de investigação geográfica e de planeamento. Competências: 1. Demonstrar a capacidade de integrar crítica e sistematicamente o conhecimento, e analisar, avaliar e lidar com fenómenos complexos numa abordagem geográfica. 2. Demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa. 3. Desenvolver competências de trabalho em grupos mistos (género, nacionalidade, etc.), pesquisa de informação relevante, análise crítica da informação recolhida, apresentação e discussão dos resultados da investigação.

Programa

1. O conceito de desenvolvimento sustentável: de Malthus ao DS 2. Desafios recentes no desenvolvimento sustentável: os ODM e os ODS. 3. A Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030: objetivos, metas e indicadores 4. Importância dos direitos humanos e da igualdade de género na Agenda 2030 da ONU 5. Avaliação dos ODS a nível internacional, europeu e nacional: indicadores sociais, económicos e ambientais 6. Portugal e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável 7. Implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o desafio ambiental.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular inclui sessões teóricas de apresentação e discussão sobre conceitos chave e sessões práticas de acompanhamento de exercícios práticos realizados pelos estudantes. A avaliação será individual e em grupo. A primeira modalidade foca-se nas competencias individuais e na avaliação dos conhecimentos abordados ao longo das sessões, a segunda pretende avaliar a capacidadade de resolução de problemas e pensamento critico, mobilizando os conteúdos apresentados. Regime Normal 2 elementos de avaliação em grupo (20%+25%); o segundo trabalho terá uma apresentação oral (10%- apresentação oral; 15% - relatório) 2 elementos de avaliação individual - (25% + 25%) Assiduidade e participação nas sessões teóricas e práticas (5%) Regime especial: Avaliação individual (2 testes) – 60% Trabalho individual escrito com apresentação oral– 40% (30%+10%) Avaliação especial: A UC pode ser efetuada na época especial, desde que os estudantes tenham sido avaliados e reprovado na época normal

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre