Disciplina Curricular
Geografia do Espaço Rural GER
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Usar adequadamente os conceitos geográficos chave relacionados com o espaço rural; Discutir o rural na sua relação com o restante território, nas diversas escalas; Compreender as transformações sociais, económicas, ambientais e culturais que estão a configurar um rural em transição; Recolher, organizar e sintetizar informação que caracterize diferentes tipos de ‘rural’; Conhecer os instrumentos de planeamento e de ordenamento, com aplicação à adequada análise geográfica dos territórios rurais; Cooperar na resolução de problemas, no sentido de adequar criticamente a análise académica à definição de medidas de política e à tomada de decisões quanto ao ‘rural’; Comunicar eficazmente nos formatos visual, oral e escrito.
Programa
A opção Geografia do Espaço Rural é uma Unidade Curricular de introdução ao estudo de conceitos e de problemáticas inerentes aos domínios do espaço rural. Por isso compreende os seguintes itens. 1. Definições e delimitações do espaço rural 2. Atividades e funções no espaço rural: evolução e perspetivas 2.1. Agricultura e sistemas agrários 2.2. Indústria, comércio e serviços 2.3. Das funções tradicionais às novas funções 3. Dinâmicas de mudança nos espaços rurais 3.1. Demografia, ocupação do espaço e articulação urbano-rural 3.2. Mudanças sociais e culturais 4. Planeamento, ordenamento e desenvolvimento rural 4.1. Do rural agrário ao rural-território: evolução das políticas públicas 4.2. O caso da Europa e a influência da Política Agrícola Comum (PAC) 4.3. Governança e o desenvolvimento rural como desenvolvimento local / territorial 4.4. Sustentabilidade e os desafios sociopolíticos do espaço rural em contexto global
Métodos de ensino e avaliação
A UC inclui aulas teóricas e práticas. As primeiras envolvem métodos expositivos na sala de aula (tópicos de orientação, mapas e gráficos, tabelas e pequenos textos), além da interação com os alunos, com apoio de TIC. As aulas práticas implicam aprendizagem mais ativa e participativa, em torno da realização de um trabalho de grupo e exercícios / discussões de apoio. Condições da avaliação a) Regime normal: 1 teste (escrito, individual, presencial) - 50%; 1 trabalho de grupo, de elaboração faseada e com apresentações orais - 40% (30% da parte escrita e 10% das apresentações); participação nas aulas e assiduidade - 10%. b) Regime especial: 1 teste (escrito, individual, presencial) - 55%; 1 trabalho individual escrito, seguindo um guião específico - 30%; 1 entrevista - 15%. UC passível de realizar em “Época de Recurso”: por estudantes que tenham “reprovado” na época normal (≥ 50% do peso da avaliação), ou com estatuto especial (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos).