Disciplina Curricular

Geography of Sustainable Development GSD

Licenciatura Bolonha em Geografia - 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010)

Contextos

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Humana > Optativas > 3º Ano > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Humana > Optativas > 3º Ano > 406_Grupo Op Perfil GH_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Física > Optativas > 3º Ano > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > Perfil em Geografia Física > Optativas > 3º Ano > 403_Grupo Op Perfil GF_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem

Período:

Grupo: 6_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 4287/2010) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 409_Grupo Op Perfil CSIG_Op GF ou GH_5º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: • conhecer a evolução dos conceitos do desenvolvimento sustentável. • entender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. • adquirir conhecimento relevante acerca princípios do desenvolvimento sustentável em termos de equidade social, a sustentabilidade ambiental e necessidades económicas, numa abordagem geográfica. • analisar o progresso dos ODS usando metas e indicadores adequados. • considerar a temática do desenvolvimento sustentável em projetos de investigação geográfica e de planeamento. Competências: • demonstrar a capacidade de integrar crítica e sistematicamente o conhecimento, e analisar, avaliar e lidar com fenómenos complexos numa uma abordagem geográfica. • demonstrar a capacidade de identificar e formular questões de forma crítica, autónoma e criativa

Programa

1. O conceito de desenvolvimento sustentável: de Malthus ao DS 2. Desafios recentes no desenvolvimento sustentável: os ODM e os ODS. 3. A Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030: objetivos, metas e indicadores 4. Importância dos direitos humanos e da igualdade de género na Agenda 2030 da ONU 5. Avaliação dos ODS a nível internacional, europeu e nacional: indicadores sociais, económicos e ambientais 6. Portugal e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável 7. Implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um desafio para todos

Métodos de ensino e avaliação

Regime normal Trabalho em grupo (2 trabalhos - 25%+20%) – 45% Avaliação individual (2 testes- 20% + 25%) – 45% Participação nas atividades da unidade curricular (frequência e leituras) – 10% Regime especial: Avaliação individual (2 testes) – 60% Trabalho individual escrito com apresentação oral– 40% (25%+15%)

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1 semestre