Disciplina Curricular
A Ásia na Globalização AG
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: 1. Introduzir e debater as principais características do processo de globalização e as suas implicações na organização geográfica do mundo 2. Introduzir os principais processos económicos, políticos, sociais e culturais que possibilitam a actual dinâmica de desenvolvimento dos diversos domínios geográficos asiáticos 3. Confrontar a diversidade de estratégias de desenvolvimento seguidas pelos “gigantes asiáticos” (Japão, China e Índia) 4. Avaliar as implicações do processo que recoloca a Ásia oriental, a Ásia do sueste e a Ásia do sul no centro do sistema económico e financeiro mundial Competências: 1. Familiarização com os métodos, teorias e categorias-chave que contribuem para o conhecimento das grandes problemáticas da Ásia contemporânea numa perspectiva geoeconómica 2. Desenvolvimento de competências de trabalho autónomo e de grupo 3. Desenvolvimento da capacidade de síntese e de exposição oral e escrita dos resultados
Programa
1. A globalização: génese, atores e contextos 2. Efeitos do processo de globalização 3. Recursos e dinâmicas do crescimento asiático 4. Os gigantes asiáticos na globalização: diversidade de percursos e de situações 5. A Ásia nos fluxos mundiais (comércio, capitais, migrações, energia, fluxos ilícitos) 6. A renovação das redes portuárias e marítimas na Ásia 7. Metrópoles e metropolização na Ásia
Métodos de ensino e avaliação
O ensino da unidade curricular combina aulas teóricas expositivas, alicerçadas na transmissão do conhecimento pelo docente, com aulas práticas, focados n a realização e no acompanhamento de exercícios de trabalho de grupo. Regime Normal de Avaliação: - Um teste escrito individual (40%; mínimo 7,5 valores). Não é possível ser aprovado na UC se a classificação do teste for inferior a 7,5 valores. - Dois trabalhos de investigação de grupo (pósteres), com apresentação (40%) - Fichas de avaliação ou apresentações em grupo sobre temas lançados nas aulas ao longo semestre (15%) - Assiduidade e participação (5%) Regime Especial de Avaliação: - Um teste escrito individual (65%; mínimo 7,5 valores) - Um trabalho de investigação individual (componente escrita e apresentação oral) (35%)