Disciplina Curricular
Planeamento Urbano em África PUA
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Conhecer e analisar o processo de planeamento urbano em África, designadamente nos PALOP, à luz dos principais paradigmas que marcaram a história do planeamento urbano no último século, e os desafios que se colocam no quadro das dinâmicas urbanas atuais. - Conhecer e analisar as especificidades do processo de urbanização nos PALOP e a sua relação com a prática do planeamento e gestão urbana. - Realizar pesquisa empírica sobre o processo de urbanização e as experiências de planeamento urbano nos PALOP. Competências: - Recolher e analisar informação relevante sobre o processo de urbanização e sobre as práticas do planeamento urbano em África. - Identificar e selecionar estratégias e instrumentos adequados à gestão urbana nestes países. - Apresentar e discutir os resultados da investigação na forma oral e escrita.
Programa
1. Planeamento urbano: conceitos e paradigmas 2. Urbanização em África: tendências e desafios 3. Planeamento urbano em África 4. Urbanização e planeamento urbano nos PALOP 5. Gestão urbana nos PALOP
Métodos de ensino e avaliação
O ensino na aula teórica consiste numa exposição inicial pelo docente sobre os temas que integram o conteúdo programático, seguida de debate com os alunos. Nas aulas práticas o ensino consiste sobretudo na orientação metodológica e no acompanhamento da pesquisa empírica realizada pelos alunos sobre o processo de urbanização e de planeamento urbano em África. A apresentação oral e a discussão dos trabalhos de investigação dos alunos é realizada na aula prática a meio e no fim do semestre. As aulas são complementadas por um período de atendimento, presencial e/ou remoto, e pelo e-grupo da unidade curricular. a) Regime de avaliação ordinário - 1 Teste (55%) - 1 Trabalho prático realizado em equipa com apresentação oral e discussão (40%)* - Participação ativa nas atividades letivas e assiduidade (5%) b) - Regime de avaliação especial - 1 Teste (60%) - 1 Trabalho prático individual com apresentação oral e discussão (40%)* * - O trabalho prático tem 2 partes.