Disciplina Curricular

Comunicação de Ciência CCie

Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas > 414_Grupo Op_MGFOT_Opção_1.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OBJETIVOS • Criar consciência sobre a importância da Comunicação de Ciência para a sociedade • Dotar os futuros profissionais de competências fundamentais inerentes à Comunicação de Ciência nas suas várias formas • Melhorar capacidades de escrita, conceção visual, apresentação oral e pensamento crítico • Desenvolver capacidades criativas para comunicar ciência de forma inovadora e efetiva • Implementar diferentes técnicas e estratégias de Comunicação de Ciência para audiências diferentes COMPETÊNCIAS • Compreender a importância da Comunicação de Ciência para a sociedade • Conhecer e saber aplicar as diferentes técnicas e estratégias de Comunicação de Ciência apropriadas a diferentes tipos de audiências • Saber escolher o canal de comunicação adequado a tipos de comunicação específicos • Ser capaz de comunicar diferentes tópicos em Ciência, de modo acessível e cativante • Utilizar adequadamente competências de comunicação oral

Programa

1 Introdução à Comunicação de Ciência 1.1 Razões para ser um(a) comunicador(a) de ciência. 1.2 Tipos de comunicação de ciência. 1.3 Comunicação informal de ciência. Desconstrução de textos científicos para diferentes audiências. 1.4 Canais de comunicação relevantes para a Comunicação de Ciência. 1.5 Conhecimento dos Públicos-alvo. 2 Técnicas e práticas em Comunicação de Ciência 2.1 Técnicas de storytelling. Produção de guiões. 2.2 Técnicas de utilização de imagens. O poder da imagem em comunicação de ciência. 2.3 Técnicas de produção de posters científicos. 2.4 Técnicas e práticas de comunicação oral. 2.4 Conceção, desenvolvimento e produção de conteúdos para a Comunicação de Ciência em diferentes contextos. 3 Estratégias de Comunicação de Ciência 3.1 Planeamento de uma atividade de Comunicação de Ciência. 3.2 Design de uma atividade de Comunicação de Ciência. 3.3 Monitorização e avaliação de sucesso de uma atividade de Comunicação de Ciência.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular inclui aulas teóricas e práticas, dirigidas para promover competências e capacidades específicas e horizontais, permitindo aos estudantes a aquisição de qualidades e informação que podem ser usadas para a sua evolução académica e futura vida profissional. Regime normal 1 apresentação oral individual – Elevator speech (15 %) 1 trabalho prático individual (uso da imagem em comunicação de ciência) - 20 % 1 trabalho prático de grupo (produção de poster) - 20 % 1 apresentação oral de grupo (poster) - 20 % 1 trabalho prático de grupo - 25 % Regime especial 2 apresentações orais individuais - 2 × 25 % 2 trabalhos práticos escritos individuais - 2 × 25 % Avaliação em época de recurso Teste teórico-prático individual: 100%

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre