Disciplina Curricular

Comunicação de Ciência CCie

Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas > 414_Grupo Op_MGFOT_Opção_1.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OBJECTIVOS: • Criar consciência sobre a importância da Comunicação de Ciência para a sociedade • Dotar os futuros profissionais de competências fundamentais inerentes à Comunicação de Ciência nas suas várias formas • Melhorar capacidades de escrita, conceção visual, apresentação oral e pensamento criativo e crítico • Desenvolver capacidades criativas e ajudar a concretizar ideias em trabalhos inovadores • Implementar diferentes estratégias de Comunicação de Ciência COMPETÊNCIAS: • Compreender a importância da Comunicação de Ciência para a sociedade • Conhecer e saber aplicar as diferentes técnicas e práticas de Comunicação de Ciência • Ser capaz de elaborar estratégias apropriadas às necessidades de comunicação, usando técnicas de comunicação nas suas diferentes formas • Ser competente e crítico na apresentação de trabalhos escritos e visuais em Comunicação de Ciência • Utilizar competências linguísticas e de comunicação oral adequadas à Comunicação de Ciência

Programa

1 Introdução à Comunicação de Ciência 1.1 Conceitos e princípios de Comunicação de Ciência 1.2 Fases da Comunicação de Ciência 1.3 Comunicação de Ciência por cientistas 1.4 Tipos de comunicação científica 1.5 Responsabilidades e papel dos cientistas na Comunicação de Ciência 1.6 Implicações do conhecimento e produção científica para a sociedade 2 Técnicas e práticas de Comunicação de Ciência 2.1 Técnicas de Comunicação de Ciência 2.2 Práticas de Comunicação de Ciência 2.3 Criatividade, imaginação e meios de Comunicação de Ciência 2.4 Conceção, desenvolvimento e produção de conteúdos para a Comunicação de Ciência em diferentes contextos 2.5 Uso das Redes Sociais para a Comunicação de Ciência 3 Estratégias de Comunicação de Ciência 3.1 Conhecimento dos Públicos-alvo 3.2 Comunicação direta e indireta de Ciência 3.3 Planeamento da atividade de Comunicação de Ciência 3.4 Monitorização e avaliação de sucesso

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular inclui aulas teóricas e práticas, dirigidas para promover competências e capacidades específicas e horizontais, permitindo aos estudantes a aquisição de qualidades e informação que podem ser usadas para a sua evolução académica e futura vida profissional. Regime normal 2 apresentações orais individuais - 2 × 20 % 1 apresentação oral de grupo - 20 % 2 trabalhos práticos escritos individuais - 2 × 15 % Presença nas aulas, participação e progresso na aprendizagem - 10 % Regime especial 2 apresentações orais individuais - 2 × 25 % 2 trabalhos práticos escritos individuais - 2 × 25 % Avaliação em época de recurso Teste teórico-prático individual: 100%

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre