Disciplina Curricular
Bioclimatologia Humana BH
Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)
Contextos
Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas > 414_Grupo Op_MGFOT_Opção_1.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecer as principais determinantes ambientais da saúde humana; - Entender o papel das diferentes componentes do balanço energético do corpo humano e a importância da termorregulação para o conforto térmico; - Compreender a importância das temperaturas extremas (condições de frio ou calor extremo) para desencadear ou agravar patologias no organismo humano; - Conhecer e saber aplicar diferentes índices biometeorológicos; - Identificar os principais riscos para a saúde associados ao impacto de eventos hidrometeorológicos extremos (como secas, cheias, ciclones tropicais, trovoadas) - Conhecer os principais tipos de poluentes e os seus efeitos potenciais na saúde humana; - Compreender o papel do clima nas atividades turísticas, em especial como determinante da atratividade e pela importância das alterações climáticas nas suas dinâmicas. - Saber os principais impactos esperados das alterações climáticas na saúde humana, em particular no contexto geográfico do sul da Europa.
Programa
1. A influência da atmosfera no organismo humano. As determinantes ambientais da saúde humana: estímulos físicos, químicos e biológicos do organismo humano. 2. A adaptação humana ao ambiente térmico. Da termorregulação à aclimatação. 3. O calor extremo e os seus efeitos na saúde humana. Efeitos das ondas de calor na morbilidade e na mortalidade. 4. Impactos da exposição ao frio na saúde humana. 5. Eventos hidrometeorológicos extremos (secas, ciclones tropicais, cheias, trovoadas) e as suas consequências socioeconómicas e na saúde. 6. A qualidade do ar, a sua deterioração e os efeitos no organismo humano. 7. Clima, turismo e saúde. . A avaliação potencial do clima para a promoção e valorização do turismo. 8. As alterações climáticas e suas implicações para a saúde humana. O caso do Sul da Europa.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem aulas teórico-práticas e tutorias em pequenos grupos. As aulas teórico-práticas compreendem: uma parte expositiva dedicada à apresentação e análise dos conteúdos teóricos, mais dirigida à aquisição de conhecimentos substantivos e processuais; e uma parte mais prática, em que os/as estudantes realizam pequenos exercícios, individuais ou em grupo, mais destinada à aquisição de competências instrumentais e interpessoais. Ao longo da unidade curricular, os/as estudantes realizam dois elementos de avaliação: -um trabalho em grupo, com orientação e monitorização pelo docente, cuja elaboração se destina ao desenvolvimento de competências de investigação, tais como pesquisa e seleção de bibliografia, recolha e tratamento estatístico e cartográfico de informação, interpretação e discussão de resultados científicos. (60% da nota final) -um teste de avaliação de conhecimentos. (40% da nota final) Avaliação especial: um teste (40%) e uma recensão de uma (60%)