Disciplina Curricular
Metodologia do Ensino da Geografia MEGeo
Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: 1.Usar corretamente os conceitos chave da geografia no planeamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; 2. Planificar uma sequência letiva adequada ao nível cognitivo dos alunos e tendo presentes as suas ideias prévias; 3. Construir recursos educativos de qualidades e que contribuam par a motivação dos alunos na aprendizagem dos conteúdos geográficos; 4. Conceber instrumentos de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa adequados; Competências: 1. Discutir a importância da planificação das atividades de ensino e aprendizagem. 2. Pesquisar informação geográfica relevante a mobilizar na construção das aulas e dos recursos educativos. 3. Trabalhar colaborativamente na conceção, implementação e avaliação do processo de planificação do ensino e da aprendizagem a partir das aprendizagens essenciais da Geografia.
Programa
1. A metodologia do Ensino da Geografia: principais influências. 2. Teorias de Aprendizagem e Ensino da Geografia; 3. A organização do ensino da Geografia: aprendizagens essenciais, valores e áreas de competências a desenvolver ao longo da escolaridade. 4. A planificação das atividades letivas: tipos de planificação, o plano de aula; 5. A construção da aula de Geografia: métodos e técnicas de ensino; 6. Recursos educativos para o ensino da Geografia: potencialidades e limitações; 7. Avaliação em Geografia (Tipos de avaliação e instrumentos de avaliação);
Métodos de ensino e avaliação
Regime Normal: - Reflexão crítica individual sobre os temas abordados nas sessões da unidade curricular (50%) - Trabalho prático em grupos mistos sobre a planificação e construção de recursos educativos para uma sequência didática (50%), sendo na classificação final ponderada a avaliação contínua. Regime Especial: - Reflexão crítica individual sobre os temas abordados nas sessões da unidade curricular (50%) - Trabalho individual de planificação e construção de recursos educativos para uma sequência didática (50%); Época Específica: - Teste (80%) e entrevista oral (20%)