Disciplina Curricular

Avaliação, Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais AOGRNat

Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Identificar e classificar os diversos tipos de recursos naturais. - Avaliar a importância da conservação e gestão dos vários tipos de recursos naturais do nosso planeta. - Entender as relações de interdependência entre os diversos recursos naturais, a várias escalas temporais e espaciais. - Compreender a aplicação de estratégias integradas no ordenamento e gestão de recursos naturais. Competências: - Identificar, classificar e avaliar os vários tipos de recursos naturais. - Avaliar e quantificar serviços de ecossistemas com recurso a SIG. - Saber aplicar métodos e técnicas específicas, de acordo com cada contexto geográfico, e interpretar os resultados, com vista ao uso sustentado dos recursos naturais.

Programa

1. Recursos naturais: conceito, critérios de classificação e interdependência. 2. Os recursos naturais no quadro dos desafios ambientais. 3. Recursos geológicos e geomorfológicos. A paisagem como recurso (geopatrimónio). 4. Recursos climáticos: tipos e utilização; o clima como recurso energético e turístico. O clima e a relação com outros recursos naturais: o clima e a água; o clima e a produção de alimentos; a influência do clima no conforto, na saúde e no planeamento urbano. 5. Recursos hídricos e pedológicos: definição, tipos e fatores de evolução; contrastes nacionais e principais problemas. Os desafios da água. 6. Recursos biológicos: Biodiversidade e serviços de ecossistemas. Conceitos, padrões e métodos de avaliação e gestão da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas. 7. Recursos naturais: desenvolvimento sustentado e visão integradora à escala global, regional e local (relevo e paisagem, sítios geológicos, geomorfológicos, hidrológicos e pedológicos).

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos e estratégias de ensino aprendizagem privilegiam o trabalho centrado no aluno mesmo nas aulas teóricas baseadas na exposição dos conceitos e conteúdos. Mesmo nestas sessões os alunos são convidados a discutir os conteúdos apresentados e as diferentes perspetivas existentes. Nas aulas práticas, o debate e discussão são desencadeados pelos alunos, cabendo ao docente a moderação e esclarecimento de dúvidas. Avaliação Regime Ordinário: trabalho prático 1, de grupo sem apresentação (30 %), trabalho prático 2, de grupo com relatório escrito (40 %) e apresentação (25%); avaliação pessoal (5 %). Avaliação Regime Especial: trabalho prático 1, de grupo sem apresentação (30 %), trabalho prático 2, de grupo com relatório escrito (40 %) e apresentação (30%). UC passível de realizar em “Época Especifica”. O acesso a esta Época só é possível a estudantes que cumpram os critérios definidos no Regulamento Geral de Avaliação dos Cursos de 2º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre