Disciplina Curricular

Criação e Estruturação de Bases de Dados em SIG CEBDS

Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas > 414_Grupo Op_MGFOT_Opção_1.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Conhecer e caraterizar diferentes estruturas e modelos de base de dados. - Compreender os processos de aquisição de informação para uma base de dados espacial; - Compreender os processos de estruturação de informação; - Compreender os processos de inquirição espacial e alfanumérica.

Programa

1. Princípios de Estruturação de bases de dados 1.1. Conceitos e arquitetura de sistemas de base de dados 1.2. Modelos de base de dados e modelação de dados 1.3. Dados geográficos e sistemas espaciais de base de dados 2. Criação e manutenção de bases de dados geográficas 2.1. Referência espacial 2.2. Precisão da área de trabalho 2.3. Estruturas e modelos de dados geográficos 2.3. Aquisição de informação: conjuntos de entidades 2.4. Estruturação da Informação Geográfica 3. Elementos Geográficos 3.1. Geometria 3.2. Domínios 3.3. Relações espaciais 4. Exploração da Informação 4.1. Normalização 4.2. Indexação e cruzamento 4.3. Inquirição espacial: operadores topológicos 4.4. Inquirição alfanumérica: Linguagem SQL 5. Criação, gestão e exploração de bases de dados geográficas de código aberto (Open-Source): postgreSQL/postGIS

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos de ensino incluem aulas teóricopráticas e de tutoria e assentam em grande medida em exercícios práticos individuais, para resolver problemas geoespaciais com recurso a SIG e a Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD). Os fundamentos teóricos que fundamentam as técnicas utilizadas, precedem os exercícios práticos. Em cada conjunto de matérias são desenvolvidos trabalhos práticos que visam resolver problemas reais. Um conjunto de competências instrumentais de desenvolvimento pessoal e de trabalho colaborativo são incentivados e a capacidade de integrar os conhecimentos obtidos com a estruturação da informação necessária para resolver problemas noutras disciplinas é estimulado (relação teoria/prática). A avaliação é constituída por: 1 Teste individual (40% da avaliação final), 1 Trabalho de grupo (55% da avaliação final), Apreciação individual (5% da avaliação final). Na época de recurso um teste (100%)

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre