Disciplina Curricular

Análise Espacial e Avaliação de Riscos AEARis

Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas > 415_Grupo Op_MGFOT_Opção_2.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos e Competências: 1. Conhecer os conceitos associados à avaliação de riscos naturais, ambientais e tecnológicos; 2. Enquadrar os riscos no âmbito das políticas e instrumentos de ordenamento do território; 3. Identificar e efetuar a ligação das componentes dos modelos, para resolução de problemas de avaliação da suscetibilidade e da perigosidade em SIG; 4. Conhecer as caraterísticas dos diversos métodos de avaliação e adequar a sua aplicação a tipos específicos de fenómenos perigosos; 5. Adquirir competências na integração de dados geográficos em SIG, para testar métodos empíricos e estatísticos de natureza diversa, com vista à quantificação da suscetibilidade para vários tipos de fenómenos naturais, ambientais ou tecnológicos; 6. Ter uma perceção crítica dos modelos de avaliação de suscetibilidade e de perigosidade e saber efetuar a validação quantitativa dos respetivos resultados.

Programa

1. Interpretação e estruturação dos modelos de avaliação de riscos 2. Os Riscos no Ordenamento do Território 3. Métodos de avaliação de suscetibilidade e perigosidade em SIG 3.1. Comparação espacial entre variáveis: probabilidades espaciais 3.2. A análise multicritério na avaliação da suscetibilidade 3.3. Métodos de análise bivariada: valor informativo, probabilidade bayesiana 3.4. Métodos de análise multivariada: regressão logística 3.5. Validação dos modelos 4. Expansão e propagação de fenómenos perigosos 4.1. Conceitos gerais associados à propagação espacial de fenómenos 4.2. Avaliação da expansão espacial dos fenómenos 5. Exemplos de análise de suscetibilidade e de perigosidade (contaminação de aquíferos, incêndios florestais, movimentos de massa em vertentes, erosão hídrica do solo, inundações fluviais, dispersão de espécies invasoras e doenças) 6. Identificação e avaliação do risco: exemplos

Métodos de ensino e avaliação

A UC funciona com aulas teórico-práticas. As aulas teóricas são expositivas e correspondem à totalidade dos pontos 1, 2 e 5 do programa. A componente teórica está ainda presente como parte introdutória de cada um dos subpontos dos pontos 3 e 4, em que são fornecidas as bases dos métodos de análise e informações sobre o fenómeno estudado. A componente prática da UC corresponde aos pontos 3 e 4 do programa, em que feita a integração entre fenómenos perigosos e métodos de avaliação. Ao longo destas aulas, após a introdução teórica a cada método e perigo, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na avaliação da suscetibilidade e perigosidade em ambiente SIG. Os conhecimentos teóricos e a parte prática correspondente são avaliados através de 1 trabalho prático de grupo (65 %), de um 1 exercício teórico-prático individual (30 %) e por uma componente de avaliação pessoal (5 %). Avaliação especial: 1 trabalho individual ou de grupo (50 %); 1 teste teórico-prático individual (50 %).

Disciplinas Execução

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