Disciplina Curricular

Perigosidade, Vulnerabilidade e Riscos no Território PVRTer

Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos e Competências: 1. Entendimento das catástrofes e dos riscos no contexto das políticas públicas, com ênfase na articulação das políticas do Ambiente, Ordenamento do Território e Proteção Civil, enquadrado no modelo concetual do risco.; 2. Compreensão dos procedimentos metodológicos inerentes à avaliação da suscetibilidade e da perigosidade na escala regional, nos domínios dos movimentos de vertente, erosão hídrica, cheias, aquíferos, incêndios florestais e outros fenómenos perigosos; 3. Desenvolvimento da capacidade de: pesquisa bibliográfica, investigação temática e de reflexão metodológica na ciência do risco; identificação e seleção de métodos e técnicas mais adequadas ao estudo de casos concretos; analisar criticamente, disseminar e comunicar resultados e informação.

Programa

1. O Modelo Conceptual do Risco: terminologia e integração dos conceitos; análise, avaliação e gestão do Risco. 2. Riscos e Ordenamento do Território: Catástrofes Naturais (extensão, impacto e causas); bases de dados sobre desastres naturais (ex: BD DISASTER). 3. Perigos geomorfológicos: avaliação da suscetibilidade e da perigosidade; métodos diretos e indiretos; validação dos modelos preditivos. 4. Erosão do solo por ação da água: características; modelos de avaliação da erosão hídrica. 5. Inundações fluviais: avaliação da suscetibilidade e da perigosidade; modelos hidrológicos, hidráulicos e de suscetibilidade à ocorrência de cheias. 6. Vulnerabilidade à contaminação de aquíferos: metodologias heurísticas de avaliação da vulnerabilidade de aquíferos. 7. Incêndios florestais: avaliação da suscetibilidade e perigosidade; métodos heurísticos e estatísticos. 8. Exposição e Vulnerabilidade: modelos conceptuais e metodologias de avaliação; indicadores, escalas de análise e validação. 9. Análise de Risco: análise qualitativa e quantitativa do Risco.

Métodos de ensino e avaliação

A UC inclui ensino teórico, orientação tutorial e trabalho de campo. A primeira parte de cada sessão é expositiva, sendo seguida pela discussão participada por parte dos estudantes, que acedem previamente à bibliografia recomendada para cada sessão. No final da sessão existe um período para esclarecimento de dúvidas e orientação de pesquisa bibliográfica. A aula de campo, efetuada na região a norte de Lisboa, é dirigida à observação e análise de manifestações de alguns perigos estudados na UC, bem como à identificação e discussão de situações de risco no território. O sistema de avaliação (regime ordinário e especial) consiste em: 1 teste individual (55 %), realizado fora da sala de aula, num período de 7 dias, que incide sobre questões conceptuais, metodológicas ou de aplicação prática, incluindo o trabalho de campo; um trabalho de grupo (45 %), de natureza monográfica, que incide na pesquisa de métodos de análise de risco (ou das suas componentes) associados a um fenómeno perigoso.

Disciplinas Execução

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