Inovação em Turismo IT

São objetivos desta unidade curricular dar a conhecer e refletir sobre as novas teorias, temáticas e práticas de intervenção relativas à compreensão, gestão e vivência do turismo. A unidade curricular pretende também debater novos problemas e desafios em inovação em turismo. As competências a adquirir incluem: ● Conhecer a dinâmica e características dos processos de inovação em turismo; ● Identificar casos relevantes de aplicação de métodos, processos, estratégias inovadoras em turismo; ● Compreender e problematizar a importância dos processos de inovação na produção e consumo turísticos; ● Enquadrar o papel dos diferentes operadores e atores do fenómenos turístico enquanto agentes promotores/inibidores de inovação.

Esta unidade curricular tem como tema central a invocação (conceitos, natureza/diversidade, dinâmica, características, operacionalização, contestação) enquanto processo aplicado ao sistema turístico. Pressupõe um conjunto de diversas sessões temáticas onde, partindo das questões da inovação e da mudança – seja nas diferentes dimensões societais, discursivas e temáticas, teóricas e técnicas – se apresenta e discute a sua operacionalização na área do turismo, tanto nas expressões materiais do fenômeno, como nos discursos sobre a sua prática e o seu estudo. Constituem temáticas a enquadrar na discussão sobre inovação em turismo as seguintes: ● Perspetivas e conceitos ● Produtos, mercados e segmentos ● Competitividade, inovação e produtividade ● Sociedade do conhecimento e criatividade ● Tecnologia e inovação ● Instituições, políticas e governança ● Sistemas de inovação regionais ● Comunidade e cultura locais ● Inovação social ● Tendências e desafios

Regime de avaliação regular Participação ativa nas sessões: 15% da avaliação (componente individual) Ensaio de grupo: 85% da avaliação Regime especial de avaliação de conhecimentos: Ensaio individual: 80% da avaliação Apresentação oral: 20% da avaliação > Aproveitamento obtido com média igual ou superior a 10 valores (escala 1-20), desde que qualquer das classificações obtidas não seja inferior a 8 valores.

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre