Disciplina Curricular
Inglês para Fins Específicos IFE
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 2_Despacho n.º 9567/2020
Contextos
Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver e aprofundar as competências linguísticas de leitura, escrita, auditivas e de expressão oral na área específica do turismo. 1. Aprimorar as competências linguísticas de leitura, escrita, audição e expressão oral no contexto do turismo. 2. Analisar textos, vídeos, suportes visuais e conteúdos online para adquirir e organizar vocabulário específico do turismo. 3. Aplicar o vocabulário adquirido em situações práticas através de debates, role-plays e elaboração de textos profissionais. 4. Aperfeiçoar e otimizar a gramática e construções frásicas para garantir uma comunicação eficaz e fluente em situações reais. 5. Analisar criticamente conteúdos teóricos e discutir suas implicações e problemáticas.
Programa
Temas: 1. Discurso, comunicação e diálogos em turismo 2. Património, identidade, legado cultural e turismo 3. Turismo hoje: tendências, produtos e serviços 4. Turismo e comunicação intercultural - contexto profissional Para alcançar um grau de proficiência, haverá um foco nos seguintes aspectos: 1. Complex Sentence Structures 2. Verb Tenses 3. Modals 4. Reported Speech 5. Passive Voice 6. Conditionals 7. Subjunctive Mood 8. Gerunds and Infinitives 9. Adverb Clauses 10. Relative Clauses 11. Discourse Markers 12. Idiomatic Expressions
Métodos de ensino e avaliação
As aulas serão centradas nos mestrandos, requerendo a sua participação ativa. Os materiais selecionados destinam-se a uma análise crítica da linguagem, à aquisição de competências específicas e à auto avaliação por parte dos mestrandos. Adoptar-se-á o método de avaliação contínua pressupondo um elevado nível de assiduidade e participação activa dos mestrandos. Os elementos de avaliação incluem apresentações presenciais envolvendo trabalhos de investigação individuais e/ou em grupo, exercícios práticos de diferentes discursos e um teste escrito. Regime de avaliação contínua: • Teste escrito 30% • Apresentação Oral e respetivo resumo 35% • Trabalho desenvolvido em contexto de aula e fora 35% Regime especial de avaliação: Ensaio individual 75% Apresentação e discussão individuais 25% O desenvolvimento de cada um dos parâmetros aqui indicados é complementado em documentação / guiões próprios mais detalhados e de consulta obrigatória.