Recursos e Itinerários Turísticos RIT

- Discutir e aplicar os conceitos de recurso turístico, atrativo turístico, itinerário turístico, sítio, região turística e património - Identificar e comunicar recursos, atrações e sítios turísticos - Desenhar e comunicar itinerários turísticos. - Desenvolver uma abordagem ecologicamente atenta no turismo. - Recolher, organizar e sintetizar informação usando fontes primárias e secundárias, incluindo trabalho de campo. - Aperfeiçoar a capacidade de comunicação, oral, escrita e visual, mediante o recurso a diferentes dispositivos, com destaque para as TIC.

1. Conceitos chave 2. Questões éticas e políticas relacionadas com o património e o seu uso turístico 3. Fontes para a identificação de recursos 4. O planeamento de itinerários turísticos 5. O caso da Serra da Estrela: aplicações

A metodologia de ensino da Unidade Curricular consiste maioritariamente na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os/as estudantes serão convidados/as a desenharem um itinerário turístico no Estrela UNESCO Global Geopark. A avaliação consistirá em: A) para estudantes do regime de avaliação normal: - Protótipo de um itinerário turístico temático aplicado ao Estrela UNESCO Global Geopark (trabalho em grupo, com componente de avaliação individual) – 65% - Apresentação oral preliminar do itinerário – 25% - Participação na visita de estudo (com relatório) – 5% - Assiduidade e participação nas aulas – 5% B) para estudantes do regime de avaliação especial: - Protótipo de um itinerário turístico temático aplicado ao Estrela UNESCO Global Geopark (trabalho individual) – 70% - Discussão oral sobre o itinerário proposto – 30% Nota: A avaliação de recurso, quando aplicável, consistirá no desenvolvimento e melhoramento do itinerário turístico temático (80%) e sua defesa (20%).

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre