Disciplina Curricular

Comunicação Digital em Turismo CDT

Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 2_Despacho n.º 9567/2020

Contextos

Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > 2.º Ano > Optativas > 447_Grupo Op_MTC_3.º Sem

Período:

Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 445_Grupo Op_MTC_1.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer os fundamentos da comunicação digital e a sua importância num modelo de comunicação integrada. Compreender o papel do profissional de comunicação na construção e desenvolvimento de estratégias de comunicação digital no setor do turismo. Compreender, identificar e distinguir os diferentes tipos de públicos no setor do turismo. Conhecer as diferentes especialidades da comunicação no setor do turismo e a sua aplicação em contextos digitais. Introdução à definição de uma estratégia de comunicação digital neste setor. Explorar o papel da inteligência artificial na otimização de estratégias de comunicação digital no setor do turismo. Reforçar a compreensão e o olhar crítico do contexto digital. Compreender as especificações das principais plataformas de comunicação digital, a sua linguagem e possíveis desenvolvimentos. Introdução aos instrumentos teóricos e técnicos para a produção e publicação de conteúdos digitais multimédia.

Programa

Convergência de meios - Modelo PESO. O papel do profissional de comunicação no setor do Turismo. Diferentes áreas de especialização da comunicação no setor do Turismo e respetiva adaptação aos contextos digitais. Instrumentos de comunicação digital. Criar uma estratégia de comunicação digital. Desenvolvimento de conteúdos digitais, formatos e planeamento. Criação, gestão e otimização de conteúdos com recurso à utilização de IA generativa. Gestão de comunidades digitais. Construção de briefings. Multimodalidade, interface e interatividade. Elementos de comunicação gráfica e composição visual: imagem, texto, formas, cores, texturas. Princípios do design visual: contraste, repetição, alinhamento, proximidade, o espaço em branco. Cor, tipografia, grelha e sistemas de design. Pesquisa visual e direção criativa. Ferramentas de autoria multimédia para produção de conteúdos.

Métodos de ensino e avaliação

O método de ensino usa aulas expositivas e aulas de práticas laboratoriais. As aulas expositivas estão assentes na transmissão de conhecimentos pela equipa docente, apoiada em literatura especializada e materiais pedagógicos. Nas aulas práticas são desenvolvidas atividades práticas para mobilização dos conhecimentos adquiridos e analisados e discutidos casos práticos. A avaliação na unidade curricular segue o modelo de Avaliação Contínua. A nota final consiste na média ponderada de um conjunto de elementos de avaliação que decorrem ao longo do semestre: assiduidade e participação relevante (20%), um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (30%). O regime especial de avaliação contempla a realização de dois trabalhos individuais, com a ponderação de 30% e 70%, respetivamente, para a nota final.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre