Comunicação Digital em Turismo CDT

Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > 2.º Ano > Optativas > 447_Grupo Op_MTC_3.º Sem

Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 445_Grupo Op_MTC_1.º Sem

- Compreender o papel do profissional de comunicação no setor do Turismo - Compreender, identificar e distinguir os diferentes tipos de públicos no setor - Conhecer as diferentes especialidades da comunicação no setor do Turismo e a sua aplicação em contextos digitais - Introdução à definição de uma estratégia de comunicação digital no setor do Turismo - Reforçar a compreensão e o olhar crítico do contexto digital - Compreender as especificações das principais plataformas de comunicação digital, a sua linguagem e possíveis desenvolvimentos. - Introdução aos instrumentos teóricos e técnicos para a produção e publicação de conteúdos digitais multimédia.

O profissional de comunicação no setor do Turismo. A comunicação na construção de marcas turísticas. Diferentes áreas de especialização da comunicação no setor do Turismo e respetiva adaptação aos contextos digitais. Comunicação planeada: desenvolver uma estratégia de comunicação digital. Instrumentos de comunicação digital. Desenvolvimento de conteúdos digitais, formatos e planeamento. Gestão de comunidades digitais. Construção de briefings. Case-studies. Introdução às linguagens digitais: - Internet e WWW (Web 1.0 à IoT) - Multimodalidade, interface e interatividade - Realidade Aumentada, Virtual e Mista - A convergência dos meios como estratégia de comunicação digital Recursos multimédia: texto; imagens; vetores; vídeo e áudio. Introdução ao design para média digital: - UX - Estrutura de conteúdos e navegação - Pesquisa visual - Desenho visual - Cor, tipografia e símbolos Produção de conteúdos e especificações funcionais para diferentes meios digitais.

O método de ensino usa aulas expositivas e aulas de práticas laboratoriais. As aulas expositivas estão assentes na transmissão de conhecimentos pela equipa docente, apoiada em literatura especializada e materiais pedagógicos. Nas aulas práticas são desenvolvidos exercícios que permitem aos alunos interligarem os conteúdos teóricos com as metodologias e ferramentas de desenvolvimento de conteúdos multimédia e serão também analisados e discutidos casos práticos. A avaliação na unidade curricular segue o modelo de Avaliação Contínua. A nota final consiste na média ponderada de um conjunto de elementos de avaliação que decorrem ao longo do semestre: assiduidade e participação relevante (20%), um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (30%). O regime especial de avaliação contempla a realização de dois trabalhos individuais, com a ponderação de 30% e 70%, respetivamente, para a nota final.

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre