Metodologias de Investigação em Turismo MIT

Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos teóricos, competências operacionais e capacidade de análise crítica acerca da multiplicidade de procedimentos metodológicos inerentes a trabalhos de pesquisa em ciências sociais e, em particular, em matérias de turismo e comunicação. O reconhecimento dos requisitos, das potencialidades e dos limites de diferentes métodos e técnicas de recolha e tratamento de informação promoverá a capacidade de os estudantes fazerem escolhas mais adequadas nesta matéria e de as implementarem de modo mais proficiente, autónomo e reflexivo, quer no que toca à seleção de bibliografia de referência, quer aos seus próprios projetos de investigação. Transversalmente pretende-se também promover a sensibilização para as questões da integridade académica, da análise crítica da informação, do rigor na exposição de resultados e da ética nos processos de pesquisa.

Produção e difusão de conhecimento científico, estruturação dos processos de pesquisa e uso de diferentes fontes de informação: da pesquisa bibliográfica à recolha de dados empíricos e apresentação de resultados. Procedimentos de pesquisa bibliográfica online, referenciação e revisão da bibliografia. Introdução ao pluralismo metodológico na pesquisa empírica em ciências sociais: métodos extensivo-quantitativos, intensivo-qualitativos e mistos. Principais instrumentos de recolha e análise de informação empírica: - Pesquisa em arquivos, análise documental e análise de estatísticas oficiais; - Inquérito por questionário e ferramentas elementares de análise estatística; - Entrevistas individuais, grupos focais, foto eliciação e outros métodos visuais; - Observação etnográfica e netnografia. Questões transversais de amostragem, representatividade, validade e triangulação; métodos participativos e ética na pesquisa.

Privilegia-se o envolvimento ativo dos estudantes nos processos de aprendizagem, conjugando a exposição dos conteúdos (através da leitura e discussão de bibliografia de referência), a exploração de pesquisas ilustrativas, e a resolução de exercícios práticos assentes numa estratégia de aprendizagem baseada em problemas, que culmina numa produção de um documento de discussão e reflexão final sobre os conteúdos e aprendizagens. A avaliação considera os seguintes itens: A) Para estudantes em regime normal de avaliação: • envolvimento ativo nos debates e as atividades letivas (individual, 10%) • breves exercícios de pesquisa mobilizando diversas técnicas e discussão de textos (grupo/individual, 55%) • um ensaio escrito sobre a pluralidade de métodos abordados e suas potencialidades, incluindo comentário crítico sobre as aprendizagens efetuadas (individual

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre