Disciplina Curricular
Metodologias de Investigação em Turismo MIT
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 2_Despacho n.º 9567/2020
Contextos
Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos teóricos, competências operacionais e capacidade de análise crítica acerca da multiplicidade de procedimentos metodológicos da pesquisa em ciências sociais e, em particular, em matérias de turismo e comunicação. O reconhecimento dos requisitos, das potencialidades e dos limites de diferentes métodos e técnicas de recolha e tratamento de informação promoverá a capacidade de os estudantes fazerem escolhas mais adequadas e de as implementarem de modo mais proficiente, autónomo e reflexivo, quer no que toca à seleção de bibliografia de referência, quer aos seus próprios projetos de investigação empírica. Transversalmente pretende-se também promover a sensibilização para as questões da integridade académica, designadamente da análise crítica da informação e do rigor e ética nos processos de pesquisa e exposição de resultados.
Programa
1. Introdução às metodologias de investigação em turismo: tipos de pesquisa, etapas da investigação e tipos de fontes de informação. Métodos extensivo-quantitativos, intensivo-qualitativos e mistos; métodos participativos e coprodução de conhecimento. 2. Procedimentos de pesquisa bibliográfica, revisão do estado da arte e referenciação: 2.1 Recursos e procedimentos de pesquisa avançada, e qualidade das fontes; 2.2 Procedimentos de referenciação bibliográfica; 2.3. Tipos de revisão e usos da bibliografia. 3. Métodos e técnicas de pesquisa empírica: 3.1 Análise de estatísticas oficiais; 3.2 Inquéritos por questionário e processos de amostragem; 3.3 Entrevistas (diversos tipos) e princípios de diversidade/saturação da informação; 3.4 Métodos visuais e articulação com outras estratégias de pesquisa; 3.5 Pesquisa documental e análise de conteúdo; 3.6 Observação direta e etnografia. 4. Pluralismo metodológico, validade e ética na pesquisa.
Métodos de ensino e avaliação
A abordagem pedagógica articula a exposição e debate de conteúdos e a realização de atividades práticas e colaborativas, orientadas para o envolvimento ativo dos estudantes nos processos de aprendizagem, como a exploração de casos de estudo, a resolução de problemas e a aprendizagem baseada em projeto, fazendo uso de técnicas como ‘flipped learning’, ‘think-(pair-)share’, ‘quizzes’, etc. A avaliação considera os seguintes itens: A) Regime normal de avaliação: • envolvimento ativo em sala de aula (15%) • exercícios individuais de pesquisa (30%) • exercícios de pesquisa e apresentação em grupo (30%) • trabalho escrito final com aplicação conceptual (25%) B) Regime especial de avaliação (art. 14º do Regulamento MTC): • exercícios individuais de pesquisa (35%) • exercícios de pesquisa e apresentação em grupo (35%) • trabalho escrito final com aplicação conceptual e reflexão aprofundada (30%) Estudantes sem aprovação podem aceder a recurso: teste escrito (100%).