Disciplina Curricular
Geografia do Turismo GT
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 2_Despacho n.º 9567/2020
Contextos
Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa promover uma discussão crítica sobre aspetos geográficos do turismo. No final do programa, os e as estudantes terão desenvolvido competências para compreenderem o papel do turismo na produção do espaço, no «fazer» dos lugares e na transformação material, sensorial e simbólica das paisagens, assim como para discutir criticamente os impactes sociais e ambientais do turismo. Ao nível das competências, serão especialmente estimuladas as capacidades relacionadas com a interpretação e discussão de conceitos a partir de literatura científica especializada (revisão da literatura) e as habilidades de comunicação oral e escrita.
Programa
1. Turismo e urbanização 2. Branding de lugares 3. Mobilidades relacionadas com turismo, turistificação e gentrificação transnacional 4. Turismo e alterações climáticas
Métodos de ensino e avaliação
A) para estudantes do regime de avaliação normal: - 1 ensaio escrito de revisão de literatura, em grupo (até 4 000 palavras) ou individual (até 2 500 palavras), sobre tema a escolher de uma lista – 50% - 1 apresentação oral preliminar do ensaio escrito – 20% - 1 apresentação e discussão de um texto previamente indicado – 20% - assiduidade e participação nas aulas – 10% B) para estudantes do regime de avaliação especial: - 1 ensaio escrito sobre um dos tópicos do programa (até 4 000 palavras), envolvendo recolha autónoma de bibliografia – 70% - discussão oral do ensaio escrito – 30% Nota: A avaliação de recurso, quando aplicável, consistirá no desenvolvimento e melhoramento do ensaio escrito (80%) e sua defesa (20%).