Disciplina Curricular
Branding, Placemaking e Experiência de Lugar BPeEdL
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 2_Despacho n.º 9567/2020
Contextos
Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 446_Grupo Op_MTC_2.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Demonstrar conhecimento aprofundado e crítico sobre os conceitos e teorias relacionadas com imagem e identidade territorial, habitabilidade urbana, city branding, placemaking e comunicação no espaço público. - Discutir criticamente a implementação de estratégias de branding de lugares e placemaking e de práticas de comunicação territorial. - Integrar informação multidisciplinar para interpretar contextos urbanos complexos e propor intervenções de urbanismo tático e soluções comunicacionais inovadoras e sustentáveis em articulação com os desafios da vivência urbana e do turismo. - Comunicar, de forma clara e fundamentada, argumentos e propostas a públicos especializados e não especializados, utilizando vocabulário técnico e suportes comunicacionais adequados. - Apresentar autonomia na aprendizagem, nomeadamente no desenvolvimento de propostas de intervenção territorial colaborativa ou de estratégias de comunicação urbana orientadas para a coesão social e para o bem-estar urbano.
Programa
1. Branding de lugares: Imagem, Identidade e Comunicação Territorial 1.1. Enquadramento conceptual (marketing territorial, city brand, etc.) 1.2. Exemplos de abordagens ao longo do tempo: megaeventos e branding de lugares, flagships culturais, infraestruturas espetaculares (ou arquitetura icónica), etc. 1.3. Tendências atuais: branding participativo, codesign e storytelling territorial 2. Qualidade de vida urbana e habitabilidade (liv(e)ability) das cidades 2.1. Enquadramento conceptual (qualidade de vida, habitabilidade, bem-estar, coesão social, etc.) 2.2. Abordagens, métricas e rankings 2.3. Infraestruturas sociais e habitabilidade das cidades 2.4. Espaços verdes e azuis e habitabilidade das cidades 2.5. O papel do turismo nos desafios da habitabilidade 3. Placemaking e experiência de Lugar 3.1. Enquadramento conceptual (placemaking, design urbano, urbanismo tático, acupuntura urbana, etc.) 3.3. Participação cidadã e comunicação no espaço público 3.4. Casos de estudo
Métodos de ensino e avaliação
Em avaliação contínua, o desenvolvimento das competências específicas nesta unidade curricular será feito através de metodologias de ensino/aprendizagem reflexivas e participativas, incluindo: - discussão de textos, estudos de caso e participação em exercícios de reflexão e debate em aula (individual, a pares e em pequenos grupos) (20%); - apresentação oral a pares ou pequenos grupos (30%), precedida de resumo (10%); - ensaio individual de reflexão e análise críticas (40%). Têm acesso a um regime especial de avaliação os/as estudantes com estatuto especial solicitado junto dos serviços académicos. Para estes estudantes a avaliação nesta unidade curricular consistirá numa apresentação oral individual (40%) e no ensaio crítico individual (60%).