Disciplina Curricular
Gestão dos Recursos Culturais em Turismo-LAB GRCT-LA
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 1_Despacho 3650/2013
Contextos
Grupo: 1_Despacho 3650/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 446_Grupo Op_MTC_2.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Considerando as particularidades sociais, económicas e políticas do século XXI, refletidas nas ofertas e nas práticas turísticas contemporâneas, esta UC tem por objetivo promover a análise e a desconstrução crítica da forma como os Recursos Culturais em Turismo (RCT) são geridos em função da procura turística por parte de perfis diferenciados de turistas ou de visitantes. Pretende-se, com isso, que os mestrandos adquiram competências que lhes permitam entender e criar, com os RCT disponíveis numa comunidade de acolhimento concreta, as ofertas mais adequadas quer ao desenvolvimento e à (manutenção da) sustentabilidade local, quer à satisfação das expetativas dos visitantes mais diversificados. No final do semestre, os mestrandos terão redigido um artigo científico com uma proposta de boas práticas do uso de RCT e preparado a sua apresentação pública que se concretizará na implementação de um colóquio de divulgação dos trabalhos e que será aberto à comunidade.
Programa
1. Recursos culturais em turismo (RCT); 1.1.RCT na contemporaneidade. 1.1.1. Museus e outros espaços de exibição. 2. Gestão diferenciada de RCT; 2.1. Públicos distintos, 2.2. Sustentabilidade comunitária e social. 3. Gestão prática de RCT e desenvolvimento de projetos em contextos turísticos diferenciados. 3.1. Ponderações e (pre)ocupações na gestão de RCT, 3.2. Organização e gestão de RCT.
Métodos de ensino e avaliação
REGIME NORMAL DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS 1. Discussão de textos e participação em aula (20%), 2. Apresentação crítica individual (20%), 3. Projeto de grupo (60%), a) artigo científico; b) apresentação pública de a) em seminário aberto à comunidade. No primeiro seminário da UC os mestrandos terão acesso às diretrizes relativas a 2. e a 3., bem como à organização tutorial relativa a 3. REGIME ESPECIAL DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS Ensaio individual (75%) Apresentação e discussão individuais (25%)