Disciplina Curricular
Turismo e Novas Tecnologias TNT
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 1_Despacho 3650/2013
Contextos
Grupo: 1_Despacho 3650/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 446_Grupo Op_MTC_2.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
São objetivos desta unidade curricular compreender os desenvolvimentos em plataformas digitais relevantes para o turismo. Do ponto de vista dos utilizadores pretende-se dotar os alunos de conhecimento sobre os padrões e perfis de utilização de redes sociais em cada passo do ciclo da viagem. Do ponto de vista de fornecedores de serviços, são analisados os obstáculos na utilização de redes sociais, como e onde encontrar os grupos-alvo, que plataformas utilizar, como medir objetivos, e como analisar o manancial de informação gerada pelos utilizadores. As mais recentes inovações tecnológicas a nível mundial serão discutidas (e.g. realidade aumentada, realidade virtual, redes sociais, aplicações móveis) e propõe-se aos alunos uma reflexão em formato think-tank que leve à conceptualização de um projecto digital com potencial de aplicação para os utilizadores e/ou fornecedores de serviços.
Programa
A utilização de plataformas digitais, nomeadamente das redes sociais, para fins turísticos bem como os recentes progressos tecnológicos num mundo globalizado, tornam tanto os utilizadores como os fornecedores de serviços turísticos cada vez mais conectados e digitais. Em Portugal tem-se vindo a mudar a estratégia de promoção turística dos canais tradicionais para digitais, por exemplo pela inclusão de conteúdos multimédia em aplicações móveis. A premissa é a tecnologia ao serviço: - do turista, possibilitando que este esteja permanentemente atualizado e conectado em qualquer lugar; - dos fornecedores de serviços, que podem divulgar e actualizar informação a qualquer momento. A elevada taxa de utilização e penetração dos dispositivos móveis no mercado actual que em Portugal tem grande incidência, proporcionam o contexto para uma aposta na promoção digital do destino. As redes sociais mudaram a forma como os turistas pesquisam destinos, tomam decisões, reservam viagens, experienciam o destino, e partilham experiências.
Métodos de ensino e avaliação
Os alunos demonstraram conhecimentos avançados e compreensão de conceitos, teorias e métodos. O ensaio de grupo testa a capacidade de aplicação de conhecimentos e métodos específicos da temática de novas tecnologias em turismo. A avaliação terá em conta os seguintes elementos: A. Regime normal de avaliação de conhecimentos: a) Participação ativa nas sessões (componente individual) – 10% b) Ensaio de grupo (2-3 alunos) – 70% c) Apresentação oral (componente individual) – 20% B. Regime especial de avaliação de conhecimentos: a) Ensaio individual – 80% b) Apresentação oral – 20% Aproveitamento obtido com média igual ou superior a 10 valores (escala 1-20), desde que qualquer das classificações obtidas não seja inferior a 8 valores.