Disciplina Curricular

Geografias Culturais GCultu

Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 1_Despacho 3650/2013

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos: • Desenvolver uma atitude crítica informada em relação à realidade envolvente • Investigar as relações entre espacialidade, práticas culturais, poder e afeto • Escrutinar e debater as geografias do quotidiano • Analisar as paisagens nas suas dimensões material, textual e performativa • Indagar os sentidos simbólico, experiencial e emocional dos lugares • Discutir as identidades em face da globalização e na pós-colonialidade Competências: • Conhecer e mobilizar conceitos e métodos da fenomenologia, pós-fenomenologia e das teorias pós-estruturalista e pós-representacional na análise espacial • Analisar e interpretar bibliografia científica avançada • Trabalhar autonomamente • Comunicar e discutir

Programa

1. Abordagens contemporâneas na Geografia Cultural i. A viragem cultural e a Nova Geografia Cultural ii. Teorias não-representacionais iii. ‘Novos materialismos’ e geografias mais-do-que-humanas iv. Métodos criativos e o regresso das representações 2. Temáticas e problemas em foco i. Solastalgia e apego ao lugar ii. Identidade hibridismo iii. Mobilidades, performatividade e corporização iv. Sentido global de lugar

Métodos de ensino e avaliação

• Ensaio escrito final, com revisão da literatura e caso de estudo – 40% • Apresentação oral preliminar do ensaio escrito final – 20% • Revisão da literatura (entrega intermédia) – 20% • Participação nos debates realizados em aula – 20% Nota: Os estudantes com direito ao regime de avaliação especial apresentam um ensaio escrito individual, com discussão oral (75% para componente escrita, 25% para discussão oral). A avaliação de recurso consistirá no melhoramento do trabalho desenvolvido e respetiva defesa oral (80% para componente escrita, 20% para discussão oral).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre