Disciplina Curricular
Escrita e Jornalismo de Viagens EeJdV
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 2_Despacho n.º 9567/2020
Contextos
Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > 2.º Ano > Optativas > 447_Grupo Op_MTC_3.º Sem
Período:
Grupo: 2_Despacho n.º 9567/2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 445_Grupo Op_MTC_1.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O jornalismo de viagens é um género que tem vindo a conquistar popularidade, prestígio e qualidade. Esta UC pretende familiarizar os alunos com as várias formas do jornalismo de viagens, incluindo a reportagem e as narrativas literárias. A UC tem também como objectivo promover uma consciência sobre a natureza, características e função social do trabalho dos jornalistas, dando a conhecer as suas rotinas e métodos, seus géneros de expressão e plataformas de divulgação. É ainda propósito da UC criar competências de recolha de informação e pesquisa, em viagem, e de escrita e estruturação de textos de jornalismo de viagens, quer em plataformas analógicas, quer digitais. A UC abordará ainda técnicas de redacção de textos promocionais
Programa
1. A profissão de jornalista 1.1 Função social do jornalista, especializações, rotinas, incompatibilidades. 1. 2. Ética e deontologia do jornalista 2. A actividade jornalística 2.1 A escrita jornalística (clareza, concisão, a técnica da pirâmide invertida) 2.2 Géneros jornalísticos (notícia, reportagem, entrevista e crónica) 2.3 Meios e plataformas (Imprensa, televisão, rádio, digital) 3. A reportagem de viagens 3.1 Sub-géneros (Reportagem de destinos, de aventura, cultural, temática, de cobertura) 4. A narrativa de viagens como género literário 4.1 A tradição portuguesa da literatura de viagens 5. O trabalho no terreno 5.1 Recolha de informação 5.2 Técnicas de registo 5.3 Questões logísticas 6. A Escrita 6.1 Estrutura do texto 6.2 Recursos estilísticos 6.3 Ritmos da narrativa 7. A narrativa de viagens em plataformas digitais 8. Textos turísticos promocionais
Métodos de ensino e avaliação
Aulas expositivas, aulas práticas com a apresentação de exemplos, realização de trabalhos. O processo de avaliação integra três componentes: - uma avaliação contínua, individual, baseada na participação nas aulas (10%); - um trabalho de grupo, que consiste na apresentação de um plano de viagem com projeto de escrita (30%); - um texto de reportagem de viagens, produzido individualmente (60%). Os estudantes com acesso ao regime especial de avaliação terão de apresentar apenas o plano de viagem (realizado individualmente, e que terá a ponderação de 35% da avaliação final) e o texto de reportagem (individual, com ponderação de 65 %).