Disciplina Curricular

Geomarketing Geom

Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 1_Despacho 3650/2013

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre modelos de localização; - Compreender os princípios e fundamentos do planeamento e gestão de projetos em Geomarketing; - Explorar Sistemas de Informação Geográfica orientados para Geomarketing; - Desenvolver metodologias de análise de localizações e de estratégias territoriais das empresas.

Programa

1. Os Sistemas de Informação Geográfica e os Negócios 1.1 Definições e conceitos 1.2 Componentes e funcionalidades 2. Informação Geográfica para os Negócios 2.1 Cartografia 2.2 Censos 2.3 Atividades Económicas 3. Geografia e Localização 3.1 Modelos Teóricos de Localização 3.2 Áreas de influência 4. Processos e Análises de Geomarketing 4.1 Bases de dados 4.2 Geo-referenciação e address matching 4.3 Análise de Mercado 4.4 Determinação de Localizações Óptimas 4.5 Análise espacial em Negócios

Métodos de ensino e avaliação

2 trabalhos práticos individuais (15% cada; 30% da nota final); 1 teste prático (65%); participação nas aulas (5%).

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre