Disciplina Curricular

Recursos, População e Conflitos RPCon

Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 1_Despacho 3650/2013

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

— Interpretar os processos de transformação dos territórios e da sociedade, na defesa pelos recursos naturais. — Compreender os conflitos como parte integrante dos processos de desenvolvimento, estímulo à mudança social e desafio para os territórios. — Combinar a transferência de conteúdos teóricos com a abertura de um espaço de interação sobre experiências concretas (análise de estudos teóricos e de casos de estudo). — Estimular o estudo dos processos de planeamento e ordenamento nacionais, nomeadamente a análise de processos de difusão, comunicação e participação cidadã geradores de conflitos e de negociação, geradores dinâmicas de inovação territorial.

Programa

Examinam-se processos de transformação espacial que envolvem atores inseridos em sistemas de governança e comprometidos com estratégias de desenvolvimento. Numa perspetiva ampla, explora-se entre outras, a teoria dos jogos, o dilema do prisioneiro, a tragédia dos comuns, os conceitos de sustentabilidade ambiental, urbanismo verde, território, desenvolvimento, conflito, competição, cooperação, coevolução, governança, democracia participativa e representativa, concertação, parceria e coligação. Numa abordagem mais específica, são discutidos projetos de desenvolvimento, e a governança para a conservação e proteção ambiental. Avalia-se a sua importância nos processos de transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios, através da atuação dinâmica e evolutiva dos seus principais atores e suas estratégias, no tempo e no espaço. Presta-se especial atenção às dimensões conflituais dos processos de desenvolvimento, colocando a ênfase em programas, projetos e atuações a partir dos quais se desenvolvem conflitos que traduzem jogos de poder entre agentes e que se constituem enquanto modalidade de mudança dos mesmos.

Métodos de ensino e avaliação

Regime normal: uma apresentação oral (30%) e um ensaio escrito presencial sobre o tema abordado/discutido na apresentação oral (70%). Regime especial: um teste escrito individual sobre os temas abordados/discutidos (80%), e uma discussão oral (20%).

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre