Disciplina Curricular
Comunicação Digital em Turismo CDT
Mestrado Bolonha em Turismo e Comunicação - 1_Despacho 3650/2013
Contextos
Grupo: 1_Despacho 3650/2013 > 2º Ciclo > 2º Ano > Optativas > 447_Grupo Op_MTC_3.º Sem
Período:
Grupo: 1_Despacho 3650/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 445_Grupo Op_MTC_1.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender o papel do profissional de comunicação no setor - Compreender, identificar e distinguir os diferentes tipos de públicos no setor - Conhecer as diferentes especialidades da comunicação no setor do Turismo e a sua aplicação em contextos digitais - Definir uma estratégia de comunicação digital no setor do Turismo - Reforçar a compreensão e o olhar crítico do contexto digital - Compreender as especificações das principais plataformas de comunicação digital, a sua linguagem e possíveis desenvolvimentos. - Introdução aos instrumentos teóricos e técnicos para a produção e publicação de conteúdos digitais multimédia.
Programa
1. O papel do profissional de comunicação no setor do Turismo 2. Públicos e stakeholders 3. As diferentes áreas de especialização da comunicação no setor do Turismo e respetiva adaptação aos contextos digitais 1. Relações com os media 2. Comunicação interna 3. Relações com a comunidade 4. Relação com clientes 5. Comunicação de crise 4. Comunicação planeada: o processo de comunicação em 4 etapas 5. Instrumentos de comunicação digital 6. O Papel da Comunicação na construção de marcas turísticas 1. Identidade da marca: imagem, identidade e reputação 7. Construção de briefings 8. Case-studies 9. Introdução às linguagens digitais 1. Internet e World Wide Web 2. Hipertexto e Hipermédia 3. Multimodalidade, interface e interatividade 4. Média Digital 5. O vídeo e a fotografia digital 10. Tipologias de recursos multimédia 1. Texto 2. Fotografia (bitmap) 3. Imagens (bitmap) 4. Gráficos (vetores), 5. Vídeo e animação 6. Áudio 11. Introdução ao design para média digital 1. Estrutura de conteúdos e navegação – o guião multimédia; 2. Pesquisa visual (mood boards, wireframes e storyboards) 3. Princípios do desenho visual, sistemas de grelha e construção de layout 4. Cor, tipografia e símbolos 12. A produção de conteúdos e as especificações funcionais dos média digitais sociais.
Métodos de ensino e avaliação
O método de ensino usa aulas expositivas e aulas de práticas laboratoriais. As aulas expositivas estão assentes na transmissão de conhecimentos pela equipa docente, apoiada em literatura especializada e materiais pedagógicos. Nas aulas práticas são desenvolvidos exercícios que permitem aos alunos interligarem os conteúdos teóricos com as metodologias e ferramentas de desenvolvimento de conteúdos multimédia e serão também analisados e discutidos casos práticos. A avaliação na unidade curricular segue o modelo de Avaliação Contínua. A nota final consiste na média ponderada de um conjunto de elementos de avaliação que decorrem ao longo do semestre: assiduidade e participação relevante (20%), um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (30%). O regime especial de avaliação contempla a realização de dois trabalhos individuais, com a ponderação de 30% e 70%, respetivamente, para a nota final. O regime especial de avaliação contempla a realização de dois trabalhos individuais, com a ponderação de 30% e 70%, respetivamente, para a nota final.