Disciplina Curricular
Geo-estatística e Ambiente G-A
Mestrado Bolonha em SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento - 2_Mestrado SIG (Despacho n.º 4201/2010)
Contextos
Grupo: 2_Mestrado SIG (Despacho n.º 4201/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - descrever uma amostragem espacial e sistematizar o processo de análise de dados; - apresentar diferentes metodologias de construção de superfícies geoestatísticas; - utilização de métodos de interpolação espacial e ferramentas de exploração de dados; - utilização de funções de interpolação e obtenção de resultados adequados aos objetivos; - comparar superfícies elaboradas segundo diferentes metodologias e diferentes critérios. Competências: - compreensão do processo de análise de dados e capacidade de análise crítica de resultados; - compreensão das vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de interpolação de dados espaciais, e parametrização correta das funções; - capacidade de construção de superfícies de interpolação segundo diferentes métodos; - capacidade de validação dos modelos estimados.
Programa
1. Conceitos de Estatística Espacial e Estatística Descritiva Estatística Descritiva, Medidas Espaciais de Centralidade e de Dispersão 2. Introdução à Geoestatística 2.1 Processo de análise e estimação de dados 2.2 Comparação dos diferentes métodos de interpolação 2.3 Representação e Exploração de Dados 3. Modelos de Estimação Não-Geostatísticos 3.1 Poliedros de Voronoi 3.2 Inverso do Peso da Distância (IDW) 3.3 Polinómio Global 3.4 Polinómio Local 3.5 Radial Basis Functions (RBF) 4. Modelos de Estimação Geoestatísticos 4.1 Teoria das Variáveis Regionalizadas 4.2 Introdução à Estimação Geoestatística - Krigagem 4.3 Geração de superfícies e validação
Métodos de ensino e avaliação
Exposição da parte teórica dos conteúdos programáticos, com recurso a exemplos. Exercícios práticos de desenvolvimento dos formalismos matemáticos associados aos diferentes métodos de interpolação e exercícios práticos realizados com suporte a software SIG. Supervisão dos trabalhos/projetos de grupo. Época normal: 1 teste teórico individual (55%). 1 trabalho prático de grupo, com elaboração de poster (45%). Época Específica: 1 teste teórico individual (55%). 1 trabalho prático individual, com elaboração de poster (45%). Época de Recurso: 1 teste teórico-prático individual (100%). UC passível de realizar em “Época Especifica”. O acesso a esta Época só é possível a estudantes que cumpram os critérios definidos no Regulamento Geral de Avaliação dos Cursos de 2º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)