Disciplina Curricular

Projecto SIG em Planeamento Territorial PSPT

Mestrado Bolonha em SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento - 2_Mestrado SIG (Despacho n.º 4201/2010)

Contextos

Grupo: 2_Mestrado SIG (Despacho n.º 4201/2010) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Saber conceptualizar uma metodologia de Projeto SIG; Definir os princípios para a construção e desenvolvimento de um projeto SIG; Identificar as componentes estratégicas de um projeto SIG; Noção do que é a Economia de um projeto SIG; Ser capaz de desenvolver as metodologias para avaliação dum projeto SIG (noções de benchmarking); Saber fazer uma avaliação dos custos da criação e desenvolvimento de um projeto SIG.

Programa

A. Enquadramento Geral 1. As etapas do trabalho científico 2. Princípios para construção e desenvolvimento de um projeto SIG 3. As componentes estratégicas de um projeto SIG 4. Economia de um projeto SIG 5. A importância da informação: métodos e técnicas de avaliação da informação 6. Project based-learning e Problem based-learning: conceito, definição e aplicação B. Criação e desenvolvimento do projecto de aplicação (metodologias Project based-learning e Problem based-learning) 1. Componentes do projeto 2. Iniciação do projeto e desenvolvimento da sua aplicação 3. Critérios de adequação dos métodos de análise espacial 4. Critérios de avaliação e monitorização dos métodos e resultados (ROI – Return of Investment) 5. Formulação do relatório técnico e científico 6. Comunicação do projeto (metodologia Pitch)

Métodos de ensino e avaliação

A principal preocupação da componente metodológica é que os alunos compreendam, que cada Projecto SIG é único, em função de um conjunto de características que são unívocas e que decorrem da natureza dos dados, das escalas de análise espacial e temporal, do(s) problemas de partida, dos métodos a adoptar e até do tipo de máquina e programas de análise e modelação, disponíveis. Uma discussão em torno do plano metodológico constitui matéria principal desta disciplina. Para as aulas, são convidados 3 especialistas e profissionais da área, para sessões dedicadas a problemas comuns, tais como a dificuldade na concepção do plano SIG, aquisição e armazenamento da informação, etc. Avaliação à disciplina consiste em 3 Fichas Recensão das apresentações (10% cada), assiduidade e participação na discussão da apresentação (20%) e Plano de Trabalho de Projecto (50%). Na época de recurso um teste (50%) e uma entrevista (50%) UC passível de realizar em “Época Específica”, de acordo com o RGAP 2º Ciclo

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre